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dc.contributor.authorSilva, Allan Breno Gomes dapt_BR
dc.contributor.otherXiscatti, Luizpt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Graduação em Ciências Econômicaspt_BR
dc.date.accessioned2022-07-29T20:07:06Z
dc.date.available2022-07-29T20:07:06Z
dc.date.issued2008pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/77447
dc.descriptionOrientador: Luiz Xiscattipt_BR
dc.descriptionMonografia(Graduação) - Universidade Federal do Paraná,Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Ciências Econômicaspt_BR
dc.description.abstractResumo: O presente trabalho faz uma análise da centralização de serviços internacionais no Brasil, através dos exemplos de IBM e ExxonMobil que, nos anos de 2005 e 2003, respectivamente, instalaram Centros de Serviços nas cidades de Hortolândia (SP) e Curitiba (PR), também respectivamente. Tem por objetivo prover, através do exemplo das corporações ExxonMobil e IBM, uma análise da centralização dos serviços intracompanhia, considerando os fatores de localização, tecnologia e mão-de-obra. A hipótese norteadora que foi comprovada durante o decorrer do trabalho é que houve uma economia de custos ao fim da implementação dos Centros de Serviços no Brasil e que, também, esta centralização de serviços interferiu positivamente nos ganhos de escala destas corporações, sendo a implementação exitosa. A realização desta monografia visa levantar a discussão sobre a centralização de serviços internacionais no Brasil, considerando a pouca disponibilidade de bibliografia sobre o assunto.pt_BR
dc.format.extent41 f.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEmpresas multinacionais - Brasilpt_BR
dc.subjectEmpresas multinacionais - Serviços ao clientept_BR
dc.titleCentralização de serviços internacionais no Brasil : os exemplos de Exxonmobil e IBMpt_BR
dc.typeMonografia Graduaçãopt_BR


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