dc.contributor.advisor | Fonseca, Angela Couto Machado, 1974- | pt_BR |
dc.contributor.author | Chiarelo, Rafaela, 1997- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Jurídicas. Curso de Graduação em Direito | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-07-18T21:34:16Z | |
dc.date.available | 2022-07-18T21:34:16Z | |
dc.date.issued | 2022 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/77119 | |
dc.description | Orientadora: Angela Couto Machado Fonseca | pt_BR |
dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Jurídicas, Curso de Graduação em Direito | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: O presente trabalho pretende demonstrar, a partir de uma abordagem analítica e descritiva, a efetividade do Cursinho Solidário Todos Pelo Direito em termos de inclusão social, no espaço da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Paraná – onde se desenvolve. Para tanto, foi realizada uma análise dos dados empíricos referentes ao índice de aprovações do projeto em dois recortes principais: categoria de concorrência e recorte de renda. A análise de dados acompanha detalhada descrição sobre o funcionamento e os objetivos do Todos Pelo Direito enquanto ação micropolítica, além de delimitações teóricas e conceituais que permitem a visualização desse fenômeno enquanto tal. Algumas reflexões de Judith Butler, Axel Honneth e Michel Foucault foram os principais nortes teóricos que guiaram esta pesquisa. Para além desses autores, foram localizados 20 artigos sobre a temática aqui trabalhada, a partir da seleção de textos de apoio obtidos por meio de buscas em bases de dados acadêmicos. Do universo desses artigos, que tratavam desde a relação entre ações afirmativas e o universo dos cursos pré-vestibulares populares – em sua grande maioria com recorte racial, diferente do que se realiza neste artigo –, até teorias da ação política, micropolítica, inclusão social e teoria do reconhecimento; 11 se mostraram relevantes. A partir desse aporte teórico, foi possível compreender em que medida o Cursinho Solidário se constitui enquanto prática ético-política e, em conjunto com os dados obtidos, mensurar sua contribuição até o momento. | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Inclusão social | pt_BR |
dc.subject | Política pública | pt_BR |
dc.title | Inclusão social no exercício das micropolíticas : cursinho solidário todos pelo direito como prática ético-política | pt_BR |
dc.type | Monografia Graduação Digital | pt_BR |