Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSilva, Lídia dapt_BR
dc.contributor.authorBlanc, Verônica de Jesuspt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Curso de Licenciatura em Letras Libraspt_BR
dc.date.accessioned2022-07-14T11:13:25Z
dc.date.available2022-07-14T11:13:25Z
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/76975
dc.descriptionOrientadora: Profª Drª Lídia da Silvapt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Curso de Licenciatura em Letras Libraspt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 22pt_BR
dc.description.abstractResumo: Este trabalho tem por objetivo analisar uma unidade temática (UT) desenvolvida para o ensino da Libras concomitante ao de sua escrita pelo sistema signwritting (SW) para aprendizes do nível básico de Língua Brasileira de Sinais (Libras) como L2. Para tanto, a UT foi analisada a partir de pressupostos teóricos. O aporte teórico adotado foi o Ensino Baseado em Tarefas (EBT) e se desenvolveu, principalmente, com apoio de Ellis (2003), Nunan (2004) e Silva e Emmerick (2022). Acerca da metodologia, trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa, do tipo descritiva, com procedimentos de estudo bibliográfico e documental (GERHARDT; SILVEIRA, (2009). Os dados advêm da UT chamada "Os surdos têm voz" e foram analisados a partir de nove critérios sistematizados com base no referencial teórico, a saber: (i) alcance de um resultado comunicativo ou do mundo real, (ii) centralidade aos alunos, (iii) tipos de tarefas, (iv) oferta de andaime, (v) oferta de diferentes contextos, (vi) aprendizagem ativa, (vii) integração entre forma e função,(viii) oferta de modelos e (ix) possiblidade de reflexão. Os nossos resultados indicam que a UT atende aos critérios (i) até (ix) e conclusivamente, considera-se que uma UT desenvolvida para o ensino da Libras concomitante ao de sua escrita pelo SW para aprendizes do nível básico de Libras como L2 pode atender aos princípios teórico-metodológicos do EBT e assim é potencial para a disseminação desses dois sistemas linguísticos.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectLíngua brasileira de sinaispt_BR
dc.subjectLibras - Escritapt_BR
dc.subjectAquisição da segunda língua - Métodospt_BR
dc.titleO ensino da Libras como L2 concomitante ao de sua escrita pelo sistema signwriting : análise de uma unidade temáticapt_BR
dc.typeMonografia Graduação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples