O ensino da Libras como L2 concomitante ao de sua escrita pelo sistema signwriting : análise de uma unidade temática
Resumo
Resumo: Este trabalho tem por objetivo analisar uma unidade temática (UT) desenvolvida para o ensino da Libras concomitante ao de sua escrita pelo sistema signwritting (SW) para aprendizes do nível básico de Língua Brasileira de Sinais (Libras) como L2. Para tanto, a UT foi analisada a partir de pressupostos teóricos. O aporte teórico adotado foi o Ensino Baseado em Tarefas (EBT) e se desenvolveu, principalmente, com apoio de Ellis (2003), Nunan (2004) e Silva e Emmerick (2022). Acerca da metodologia, trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa, do tipo descritiva, com procedimentos de estudo bibliográfico e documental (GERHARDT; SILVEIRA, (2009). Os dados advêm da UT chamada "Os surdos têm voz" e foram analisados a partir de nove critérios sistematizados com base no referencial teórico, a saber: (i) alcance de um resultado comunicativo ou do mundo real, (ii) centralidade aos alunos, (iii) tipos de tarefas, (iv) oferta de andaime, (v) oferta de diferentes contextos, (vi) aprendizagem ativa, (vii) integração entre forma e função,(viii) oferta de modelos e (ix) possiblidade de reflexão. Os nossos resultados indicam que a UT atende aos critérios (i) até (ix) e conclusivamente, considera-se que uma UT desenvolvida para o ensino da Libras concomitante ao de sua escrita pelo SW para aprendizes do nível básico de Libras como L2 pode atender aos princípios teórico-metodológicos do EBT e assim é potencial para a disseminação desses dois sistemas linguísticos.
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- Letras Libras [86]