• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Letras Libras
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Letras Libras
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    O ensino da Libras como L2 concomitante ao de sua escrita pelo sistema signwriting : análise de uma unidade temática

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R-M-VERONICA_DE_JESUS_BLANC.pdf (2.010Mb)
    Data
    2022
    Autor
    Blanc, Verônica de Jesus
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: Este trabalho tem por objetivo analisar uma unidade temática (UT) desenvolvida para o ensino da Libras concomitante ao de sua escrita pelo sistema signwritting (SW) para aprendizes do nível básico de Língua Brasileira de Sinais (Libras) como L2. Para tanto, a UT foi analisada a partir de pressupostos teóricos. O aporte teórico adotado foi o Ensino Baseado em Tarefas (EBT) e se desenvolveu, principalmente, com apoio de Ellis (2003), Nunan (2004) e Silva e Emmerick (2022). Acerca da metodologia, trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa, do tipo descritiva, com procedimentos de estudo bibliográfico e documental (GERHARDT; SILVEIRA, (2009). Os dados advêm da UT chamada "Os surdos têm voz" e foram analisados a partir de nove critérios sistematizados com base no referencial teórico, a saber: (i) alcance de um resultado comunicativo ou do mundo real, (ii) centralidade aos alunos, (iii) tipos de tarefas, (iv) oferta de andaime, (v) oferta de diferentes contextos, (vi) aprendizagem ativa, (vii) integração entre forma e função,(viii) oferta de modelos e (ix) possiblidade de reflexão. Os nossos resultados indicam que a UT atende aos critérios (i) até (ix) e conclusivamente, considera-se que uma UT desenvolvida para o ensino da Libras concomitante ao de sua escrita pelo SW para aprendizes do nível básico de Libras como L2 pode atender aos princípios teórico-metodológicos do EBT e assim é potencial para a disseminação desses dois sistemas linguísticos.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/76975
    Collections
    • Letras Libras [86]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV