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dc.contributor.advisorSalomão, Ivan Colangelo, 1982-pt_BR
dc.contributor.authorAkoumani, Messan Komlanvi, 1989-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Graduação em Ciências Econômicaspt_BR
dc.date.accessioned2022-07-13T18:21:06Z
dc.date.available2022-07-13T18:21:06Z
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/76960
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Ivan Colangelo Salomão.pt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Ciências Econômicaspt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : Esta pesquisa objetiva analisar a percepção dos consumidores em relação aos conceitos publicidade, formação de opinião e desejo de consumo. O consumo, a opinião do consumidor e a publicidade são conceitos que evoluíram ao longo do tempo. O consumo surgiu entre indivíduos como algo natural e simples. Entretanto, com o passar do tempo, se distanciou da satisfação das necessidades e ganhou uma proporção que define o status social. A publicidade passou a ser mais sofisticada e sobretudo digital devido ao avanço da tecnologia. A tendência do consumo consciente atualmente leva alguns consumidores a exigirem mais transparência e informações em relação aos produtos. Os consumidores se munem cada vez mais de informações para dialogar de igual para igual com as empresas. Os dados desta pesquisa foram coletados por meio de questionário. No total, 200 clientes de supermercados foram questionados. Os resultados apontam que os consumidores assimilam a internet, conteúdos televisivos e revistas ao conceito publicidade. Os consumidores afirmam formar opiniões sobre determinados produtos consultando especialista; buscando informações pela internet e/ou interagindo com amigos. Para os consumidores, o desejo de consumo origina-se de necessidades, prazer e impulso. Portanto, na percepção dos consumidores da amostra, a internet está mais assimilada a publicidade. O parecer do especialista e a busca pela internet estão adequados para se fazer ideias sobre determinados produtos; e o desejo de consumo está mais ligado as necessidades e impulso do que prazer.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectConsumo (Economia)pt_BR
dc.subjectComportamento do consumidorpt_BR
dc.subjectPublicidadept_BR
dc.titlePercepção dos consumidores em relação ao conceito de publicidade, formação de opinião e desejo de consumopt_BR
dc.typeMonografia Graduação Digitalpt_BR


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