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dc.contributor.advisorBranco, Veronica, 1947-pt_BR
dc.contributor.authorLeal, Édina de Fátima Batista, 1975-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensinopt_BR
dc.date.accessioned2022-07-07T19:55:02Z
dc.date.available2022-07-07T19:55:02Z
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/76845
dc.descriptionOrientadora: Prof.ª Drª. Veronica Brancopt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 22/02/2022pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 148-152pt_BR
dc.description.abstractResumo: A presente pesquisa tem por objetivo investigar o processo de Formação Continuada de professores desenvolvido na escola de Educação Integral em Tempo Integral no município de Telêmaco Borba-PR. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso. Para auxiliar a investigação do processo foram estabelecidos os seguintes objetivos específicos: levantar as demandas da realização de formação continuada dos professores dos anos iniciais da educação integral em tempo integral; examinar as estratégias de formação continuada que contribuíram para a melhoria da prática pedagógica realizada pelos professores na escola de educação integral em tempo integral; avaliar as metodologias utilizadas no processo de formação continuada dos professores dos anos iniciais da educação integral em tempo integral com vistas ao desenvolvimento profissional e o aperfeiçoamento técnico-pedagógico. Foram utilizados como instrumentos para a coleta de dados: questionário, entrevista estruturada, observação, análise de documentos e roda de conversa. Os dados foram analisados a partir da técnica de Análise de Conteúdo (AC) na perspectiva de Bardin (2011). A base da fundamentação teórica desta dissertação orientou-se a partir dos autores: Teixeira (2007), Dewey (2011), Ribeiro (1995), Moll (2012, 2013), Maurício (2007, 2009, 2013), Branco (2009,2012, 2013), Monteiro (2009), Cavaliere (2007, 2010, 2017), Tardif (2005, 2010), Imbernón (2009), Zabala (1998, 2010), Sacristán (2017), Nóvoa (2019). A partir da análise constatou-se que o processo de formação continuada desenvolvido na ETI apresentou fragilidades relacionadas as necessidades formativas dos professores, apontando carências de formações específicas para o trabalho nos Ateliês e para atender as peculiaridades da organização da escola em tempo integral. Os resultados da pesquisa evidenciaram a necessidade de modificações no processo de formação continuada na escola a partir dos direitos legais, das reivindicações das professoras e da concepção de educação integral assumida pela ETI. Mediante o exposto, sugere-se estudos para aprofundar a função primordial da escola na perspectiva da educação integral; a elaboração de uma proposta pedagógica e de um currículo integrado que considere a realidade local e as possibilidades existentes; a construção de um programa de formação que conte com a assessoria e parceria de profissionais reflexivos, dispostos a buscar soluções para a melhoria do processo ensino-aprendizagem, sobretudo as práticas pedagógicas realizadas pelas professoras.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The present research aims to investigate the process of Continuing Education of teachers developed at the school of Integral Education in Full Time in the municipality of Telêmaco Borba-PR. This is a research with a qualitative approach, of the case study type. To help the investigation of the process, the following specific objectives were established: to raise the demands of carrying out the continuing education of teachers in the early years of full-time integral education; examine the continuing education strategies that contributed to the improvement of the pedagogical practice carried out by teachers in the full-time integral education school; to evaluate the methodologies used in the process of continuing education of teachers in the early years of full-time integral education with a view to professional development and technical-pedagogical improvement. The following instruments were used for data collection: questionnaire, structured interview, observation, document analysis and conversation circle. Data were analyzed using the Content Analysis (CA) technique from the perspective of Bardin (2011). The theoretical basis of this dissertation was guided by the authors: Teixeira (2007), Dewey (2011), Ribeiro (1995), Moll (2012, 2013), Maurício (2007, 2009, 2013), Branco (2009, 2012, 2013), Monteiro (2009), Cavaliere (2007, 2010, 2017), Tardif (2005, 2010), Imbernón (2009), Zabala (1998, 2010), Sacristán (2017), Nóvoa (2019). From the analysis, it was found that the process of continuing education developed at the ETI presented weaknesses related to the training needs of teachers, pointing out the lack of specific training for work in the Workshops and to meet the peculiarities of the full-time school organization. The research results showed the need for changes in the process of continuing education at school based on legal rights, the demands of teachers and the concept of integral education assumed by the ETI. Based on the above, studies are suggested to deepen the primary function of the school in the perspective of integral education; the elaboration of a pedagogical proposal and an integrated curriculum that considers the local reality and the existing possibilities; the construction of a training program that counts on the advice and partnership of reflective professionals, willing to seek solutions to improve the teaching-learning process, especially the pedagogical practices carried out by the teachers.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEducação - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEducação integralpt_BR
dc.subjectEducação e Estadopt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleFormação continuada de professores na escola na perspectiva da educação integral : um estudo de caso na Escola Municipal Profª Maria Emília Steiger - EIEFpt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


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