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dc.contributor.advisorWeber, Lidia Natalia Dobrianskyjpt_BR
dc.contributor.authorSilva, Antoniela Yara Marques da, 1987-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2022-07-07T14:57:37Z
dc.date.available2022-07-07T14:57:37Z
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/76684
dc.descriptionOrientadora: Profa. Dra. Lidia Natalia Dobrianskyj Weberpt_BR
dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 29/10/2021pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: O amor permeia todo o ciclo do desenvolvimento do indivíduo, e uma das expressões desse amor é a relação conjugal. A qualidade da interação do casal, entretanto, pode exercer impacto sobre a saúde física e mental, parentalidade e bem-estar. Diante deste cenário, intervenções para esta população podem ser bem-vindas. Por isso, o presente estudo visou, primeiramente, analisar a produção internacional e nacional acerca dos programas educacionais para casais com validação empírica. Para isso, foi realizada uma revisão sistemática da literatura nas seguintes bases de dados: Pubmed, APA, Lilacs e Eric. O método seguiu a proposta do método PRISMA. Os resultados mostraram que apenas no contexto internacional foi possível identificar programas na temática, com destaque para pesquisas estadunidenses. No contexto brasileiro, entretanto, não foram encontrados estudos com grupo controle. Estudos com mediadores mostraram a comunicação como um importante mecanismo de mudança, enquanto estudos com moderadores evidenciaram os fatores de risco relacionais e individuais. Tanto a comunicação como a satisfação se mostraram como os desfechos mais utilizados para os estudos de eficácia. Discute-se a necessidade de mais estudos com programas educacionais para casais no contexto brasileiro. Após a identificação dos estudos empiricamente validados, o presente trabalho objetivou elaborar e avaliar um programa educacional para casais com foco na intimidade sobre as seguintes variáveis: ajustamento diádico, satisfação conjugal, compromisso e intimidade. Foram realizados dois grupos com delineamento pré-teste e pós-teste. Os instrumentos utilizados foram: a Escala de Ajustamento Diádico, a Escala de Satisfação Conjugal, a Escala de Dimensões da Intimidade, o The Intimate Safety Questionnaire, e, elaborados para este estudo, um questionário sociodemográfico, um questionário de avaliação do programa e um questionário de medidas indiretas contínuas. Os resultados mostraram que o programa produziu aumento na satisfação diádica, bem como as médias das variáveis intimidade, satisfação e compromisso aumentaram após o quinto encontro. O relato dos participantes indicou alta aceitabilidade do programa. Conclui-se que implementar programas educacionais para casais tem um potencial de melhorar a interação do casal.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: Love permeates the entire cycle of an individual's development, and an expression of this love is the marital relationship. The quality of a couple's interaction, however, can have an impact on physical and mental health, parenting and well-being. Given this scenario, interventions for this population can be welcome. Therefore, the first objective of this study was to analyze international and national literature about empirically validated education programs for couples. To this end, a systematic literature review was conducted in the following databases: PubMed, APA, LILACS and ERIC. The method followed the PRISMA proposal. The results showed that it was only possible to identify programs on the theme in the international context, with emphasis on American research. In the Brazilian context, however, no studies with a control group were found. Studies with mediators showed communication as an important mechanism of change, while studies with moderators revealed relational and individual risk factors. Both communication and satisfaction were shown to be the most commonly used outcomes for efficacy studies. The need for more studies with education programs for couples in the Brazilian context is discussed. After having identified empirically validated studies, this study then aimed to design and evaluate an education program for couples focusing on intimacy based on the following variables: dyadic adjustment, marital satisfaction, commitment and intimacy. Two groups were conducted with a pre-test and post-test design. The following instruments were used: the Dyadic Adjustment Scale, the Marital Satisfaction Scale, The Dimensions of Intimacy Scale, the Intimate Safety Questionnaire, as well as a sociodemographic questionnaire, a program evaluation questionnaire and a continuous indirect measurements questionnaire specifically prepared for this study. The results showed that the program produced an increase in dyadic satisfaction, and the means of the intimacy, satisfaction and commitment variables increased after the fifth meeting. The participants' reports indicated high acceptability of the program. We conclude that implementing education programs for couples has potential for improving interaction between couples.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectRelaçoes conjugaispt_BR
dc.subjectRelações homem-mulherpt_BR
dc.subjectRelações humanaspt_BR
dc.subjectIntimidade (Psicologia)pt_BR
dc.subjectEducação extra-escolarpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.title"Conecte-se" : elaboração e avaliação de um programa educacional para casaispt_BR
dc.typeTese Digitalpt_BR


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