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dc.contributor.advisorDalzoto, Patricia do Rocio, 1972-pt_BR
dc.contributor.authorBorba, Fernanda Teresinha Dariopt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia em Rede Nacionalpt_BR
dc.date.accessioned2022-07-08T21:51:58Z
dc.date.available2022-07-08T21:51:58Z
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/76620
dc.descriptionOrientador(a): Profa. Dra. Patricia do Rocio Dalzotopt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Biológicas, Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO. Defesa : Curitiba, 13/05/2022pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.descriptionÁrea de concentração: Ensino de Biologiapt_BR
dc.description.abstractResumo: A metodologia pela qual os professores da educação básica trabalham o Reino Fungi apresenta inúmeras falhas no processo de ensino-aprendizagem. As aulas caracterizam um caráter expositivo, restrito à sua classificação, morfologia e reprodução, desconsiderando a sua importância ecológica. Assim, o presente trabalho tem a finalidade de verificar como a educação básica aborda o Reino Fungi analisando a produção acadêmica sobre o tema. Portanto, este trabalho consistiu na elaboração e aplicação de uma sequência didática para trabalhar o conteúdo de fungos no ensino médio, objetivando a efetivação de uma aprendizagem científica e investigativa. A metodologia empregada foi elaborada por meio de aulas teóricas e práticas e uma saída de campo. A pesquisa foi desenvolvida com base nas avaliações da sequência didática executada. Para obtenção dos dados, foram aplicados questionários para que os educandos expressassem suas ideias e saberes, estes baseados nos conteúdos referentes aos fungos. Qualitativamente, levando-se em conta o pequeno número amostral, foi possível observar maior número de acertos no questionário aplicado após a sequência didática. Por fim, foi elaborada uma cartilha educativa para trabalhar o conteúdo de fungos no ensino médio. Outros aspectos podem ser destacados, como a participação ativa dos estudantes, na execução dos roteiros, na confecção dos mapas mentais, nas discussões, pesquisas e apresentações e nas atividades elaboradas baseadas no método investigativo. No decorrer de todas as atividades realizadas, pode-se evidenciar uma abordagem comunicativa dialogada, proporcionando ao ensino um processo de construção compartilhada de significados.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The methodology by which basic education teachers work at Reino Fungi has numerous flaws in the teaching-learning process. Classes feature an expository character, restricted to their classification, morphology and reproduction, disregarding their ecological importance. Thus, the present work aims to verify how basic education approaches the Fungi Kingdom by analyzing the academic production on the subject. Therefore, this work consisted in the elaboration and application of a didactic sequence to work the content of fungi in high school, aiming at the effectiveness of a scientific and investigative learning. The methodology used was developed through theoretical and practical classes and a field trip. The research was developed based on the evaluations of the didactic sequence performed. To obtain the data, questionnaires were applied so that the students could express their ideas and knowledge, based on the contents related to fungi. Qualitatively, talking into account the small sample size, it was possible to observe a greater number of correct answers in the questionnaire applied after the didactic sequence. Finally, an educational booklet was prepared to work on the content of fungi in high school. Other aspects can be highlighted, such as the active participation of students, in the execution of the scripts, in the making of mental maps, in the discussions, research and presentations and in the activities elaborated based on the investigative method. In the course of all the activities carried out, a dialogic communicative approach can be evidenced, providing teaching with a process of shared construction of meanings.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectFungospt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectMaterial didáticopt_BR
dc.titleSequência didática e cartilha educativa sobre fungos para o ensino médiopt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


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