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dc.contributor.advisorHagemeyer, Regina Cely de Campos, 1950-pt_BR
dc.contributor.authorSilveira, Lisiane Fernandes da, 1976-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2022-07-08T18:07:53Z
dc.date.available2022-07-08T18:07:53Z
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/76547
dc.descriptionOrientadora: Profª. Drª. Regina Cely de Campos Hagemeyerpt_BR
dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 27/10/2021pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 236-242pt_BR
dc.description.abstractResumo: Nesta tese, propôs-se investigar a prática de professoras inovadoras de anos iniciais, para analisar os significados e aspectos constituintes de suas identidades profissionais na Rede Municipal de Ensino de Curitiba, nos anos de 2019 e 2020. Buscou-se ainda verificar se estabelecem relações com os processos sociais e culturais do contexto contemporâneo e suas contingências, em suas articulações com a cultura escolar, e quais novas disposições de ensino agregam, para situar referenciais de um projeto de Desenvolvimento Profissional Docente para os professores da educação básica. A pesquisa se insere no campo da formação e prática docente, procurando considerar os processos contextuais de mudança, na transição histórico contextual da sociedade contemporânea, em articulação aos processos culturais escolares e produzidos na escola. Para o tratamento histórico contextual e dos paradigmas contemporâneos, situa-se a docência inovadora, recorrendo-se ao apoio teórico de autores como Giroux (1997, 2008), Hall (2006), Costa (2010), Moran (2015), Carbonell (2002) e Cunha (1997, 2004). Os conceitos e os elementos para a caracterização da identidade docente, foram realizados com o apoio de autores como, Marcelo Garcia (1999,2009), Nóvoa (1995, 2019), Pimenta (2007, 2010), Hagemeyer (2006, 2010) e Lee Shulman (1986). Para analisar a atuação da docência inovadora com os processos culturais escolares e da escola básica de anos iniciais, recorreu-se às acepções de Forquin (1993), Viñao Frago (2000) e Bourdieu (2004, 2015). A investigação foi desenvolvida com base na metodologia de narrativas autobiográficas de professores, com base em Abrahão (2003, 2007) e Delory Momberger (2006), Foi articulada a procedimentos desenvolvidos em encontros da pesquisa formação, utilizando instrumentos da pesquisa qualitativa, com base em Lüdke e André (1986, 2018). Na primeira fase da pesquisa, foi aplicado um questionário semiestruturado em um grupo de quarenta e seis (46) professoras; na segunda fase da pesquisa, foi realizada uma entrevista individual com nove professoras inovadoras selecionadas. Na terceira fase investigativa, foram realizados três encontros coletivos entre as participantes, buscando propiciar momentos de trocas de narrativas ‘de si’ e ‘do outro’, considerando as acepções dos autores selecionados no estudo. As tessituras das narrativas foram interpretadas a partir da metodologia de análise conteúdo de Bardin (2011). A visão da docência inovadora constituiu-se como afastamento de uma docência fundada em uma concepção técnica, prescritiva ou voltada somente aos interesses do mercado globalizado. As compreensões socioculturais entre os professores como agentes de inovação, mostraram constituir-se como possibilidades de avanços, quanto a uma dimensão coletiva/colaborativa de ensino. Como intelectuais transformadores, imprimem uma atuação compreensiva e crítica à formação dos estudantes. A pesquisa proposta, ao propiciar espaço de escuta, voz, interações coletivas, reflexões e formação aos professores que inovam, proporcionou às participantes a ressignificação da docência inovadora, possibilitando sinalizar os referencias para o desenvolvimento profissional docente, visando o preparo dos professores na perspectiva da inovação.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: In this dissertation it was proposed to investigate the practice of elementary school innovative teachers to analyze the meanings and constituent aspects of their professional identities in the Schools of Curitiba City, in 2019 and 2020. It was also sought to verify whether they establish relationships with social and cultural processes of the contemporary contexts and their contingencies, in their articulations with school culture, and what new teaching dispositions they add, to locate references of a Professional Teacher Development project for elementary school teachers. This research is part of the field of teacher training and practice, seeking to situate the contextual change processes, in the contextual historical transition of contemporary society in conjunction with the school cultural processes and, of the school. For contextual historical treatment and the present paradigms in contemporaneity, innovative teaching is situated, using the author’s theoretical support such as Giroux (1997, 2008), Hall (2006), Costa (2010), Moran (2015), Carbonell (2002) and Cunha (1997, 2004). The concepts and the elements for the characterization of the teaching identity were carried out with the support of author’s work such as Marcelo Garcia (1999,2009), Nóvoa (1995, 2019), Pimenta (2007, 2010), Hagemeyer (2006, 2010) and Lee Shulman (1986). Considering the role articulation of innovative teaching with the school cultural processes and from the elementary school, it was used the meanings of Forquin (1993), Viñao Frago (2000) and Bourdieu (2004, 2015). The investigation was developed based on the autobiographical narratives methodology of teachers based on Abrahão (2003,2007) and Delory Momberger (2006), articulated to formative research procedures, using qualitative research instruments, based on Lüdke and André (1986, 2018). In the first phase of this research, a semi-structured questionnaire was applied to a group of forty-six (46) teachers; in the second phase, an individual interview was carried out with nine selected innovative teachers. In the third investigative phase, three meetings among the participants, seeking to provide moments of narrative exchanges of themselves and the other, considering the meanings of selected authors. The textures of the narratives analysis were carried out from the content analysis of Bardin (2011). This innovative vision was constituted as a departure from teaching based on a technical conception, prescriptive or focused on the interests of the globalized market. The sociocultural understandings among teachers as innovation agents, showed to be constituted as possibilities for advances, in terms of a collective/collaborative dimension of teaching. The innovative teachers acting, as transformative intellectuals, influences the training of students in a comprehensive and critical way. The proposed research, by providing a space for listening, voice, collective interactions, reflections and training for teachers who innovate, allowed participants to give new meaning to innovative teaching and signaled references for professional teacher development, aiming at preparing teachers in the innovation perspective.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectEscolas públicas - Curitiba (PR)pt_BR
dc.subjectInovações educacionaispt_BR
dc.subjectPrática de ensinopt_BR
dc.subjectEducação básicapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleSignificados das práticas de professores inovadoras de anos iniciais em escolas municipais de Curitiba : identidade e referenciais para um projeto de desenvolvimento profissionalpt_BR
dc.typeTese Digitalpt_BR


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