Aumento no consumo de telefones celulares no Brasil : 1998-2004
Resumo
Resumo: O consumo de aparelhos celulares, desde a sua implantação no mercado brasileiro, vem crescendo de forma considerável. Se no princípio o aparelho representava um produto de difícil acesso por parte do consumidor, onde o preço era o fator de maior relevância, hoje além das facilidades oferecidas para aquisição, à tecnologia utilizada na construção desses aparelhos é cada vez maior. Pode-se afirmar que um telefone tenha como função principal a comunicação via voz. Com a tecnologia utilizada na telefonia celular, essa função é apenas mais uma, conjuntamente, podemos encontrar celulares com sistemas de comunicação via textos com os torpedos, sistemas de músicas com mp3, sistemas de foto e filmagem, dentre outras funções. As inovações representam uma das ferramentas para a conquista de maior número de consumidores. As instituições de consumo também representam um fator importante ao se tratar de telefonia celular, na medida em que existem hábitos de consumo e a formação de grupos de referência além do processo de aprisionamento possível de existir em função dos produtores buscarem também a fidelidade do consumidor. No quadro brasileiro, existe ainda o fato das telecomunicações terem sido privatizadas na década de 1990, com a criação da ANATEL, Agência Nacional de Telecomunicações. Esse órgão definiu como uma de suas metas iniciais a universalização das telecomunicações, fixa e móvel, ou seja, a busca de um número maior de consumidores. Com essas mudanças, o setor tornou-se altamente dinâmico e competitivo.
Collections
- Ciências Econômicas [2097]