Utilização de narrativas para ensino de física : uma proposta de construção teórica acerca das características do gênero conto
Resumo
Resumo : a capacidade de repassar conhecimentos adquiridos é excepcional na humanidade, porém, continuamos ensinando praticamente da mesma forma, mudando apenas os recursos. Assim, as escolas permaneceram estagnadas na sua conformação. Felizmente, práticas metodológicas que fogem do tradicional ganharam espaço, incluindo a leitura. Logo, o objetivo deste trabalho foi proporcionar aos professores uma metodologia para auxiliar a utilização do gênero conto no ensino de Física, buscando construir categorias de análise que permitam avaliar as principais características do conto para seu uso em sala de aula. Para isso, foi sugerido então que o conto seja estruturado com objetivos que valorizem os conhecimentos prévios dos alunos, utilizando de abordagens que sejam pertinentes ao objetivo de ensino do professor juntamente com os conhecimentos que possam viabilizar uma aprendizagem fidedigna, potencializando assim um impacto sociocultural no ensino, ferramenta a qual pode ser de grande valia para o professor no processo ensino em sala de aula.