dc.contributor.advisor | Meier, Wander Mateus Branco, 1985- | pt_BR |
dc.contributor.author | Werle, Camila, 1999- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor Palotina. Curso de Graduação em Ciências Exatas | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-06-06T20:57:36Z | |
dc.date.available | 2022-06-06T20:57:36Z | |
dc.date.issued | 2022 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/76307 | |
dc.description | Orientador: Prof. Dr. Wander M. B. Meier | pt_BR |
dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor Palotina, Curso de Graduação em Licenciatura em Ciências Exatas | pt_BR |
dc.description | Inclui referências: p.48-49 | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : o ensino de matemática é considerado por muitos um grande desafio, o tema proposto vem como uma sugestão para melhorar esse processo de ensino e aprendizagem, mais especificamente no Ensino Fundamental II. Sendo assim, tem por objetivo investigar as contribuições do livro "Cozinhando & Aprendendo: Unidades de Medida" como material paradidático e seu uso no ensino de matemática ao longo de uma Sequência Didática (SD), a qual tem como base a Teoria das Situações Didáticas (TSD) de Brousseau. A TSD defende que o professor deve criar situações para que fases adidáticas de ação, formulação e validação ocorram, através das interações entre aluno e o milieu, resultando em aprendizado. Dessa forma, utilizouse o livro paradidático "Cozinhando & Aprendendo: Unidades de Medida" como material auxiliar ao longo de uma SD prevista com duração de 5 hora-aulas que tem por conteúdo a ensinar: Unidades de Medida e Cálculo de Área de Polígonos: Retângulo, Paralelogramo, Triângulo, Trapézio e Losango. Após a elaboração e aplicação da SD, realizou-se uma entrevista com a professora regente. Identificou-se que os alunos se engajaram com as atividades propostas, possibilitando perpassarem as fases adidáticas, contudo o equipamento utilizado para registro não ofereceu suporte o suficiente para coleta de dados apropriada acerca das discussões entre os alunos. Verificou-se que alguns grupos alcançaram os resultados planejados para as atividades e associaram suas resoluções com as fórmulas matemáticas de cálculo de área, porém, muitos não atingiram as expectativas da SD, estes resultados acarretam possibilidades de modificações na SD para futuras experimentações. | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Ensino de matemática | pt_BR |
dc.subject | Polígonos | pt_BR |
dc.subject | Didatica - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.title | O ensino de área de polígonos utilizando um livro paradidático : análise de uma sequência didática | pt_BR |
dc.type | Monografia Graduação Digital | pt_BR |