Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMeier, Wander Mateus Branco, 1985-pt_BR
dc.contributor.authorWerle, Camila, 1999-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor Palotina. Curso de Graduação em Ciências Exataspt_BR
dc.date.accessioned2022-06-06T20:57:36Z
dc.date.available2022-06-06T20:57:36Z
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/76307
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Wander M. B. Meierpt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor Palotina, Curso de Graduação em Licenciatura em Ciências Exataspt_BR
dc.descriptionInclui referências: p.48-49pt_BR
dc.description.abstractResumo : o ensino de matemática é considerado por muitos um grande desafio, o tema proposto vem como uma sugestão para melhorar esse processo de ensino e aprendizagem, mais especificamente no Ensino Fundamental II. Sendo assim, tem por objetivo investigar as contribuições do livro "Cozinhando & Aprendendo: Unidades de Medida" como material paradidático e seu uso no ensino de matemática ao longo de uma Sequência Didática (SD), a qual tem como base a Teoria das Situações Didáticas (TSD) de Brousseau. A TSD defende que o professor deve criar situações para que fases adidáticas de ação, formulação e validação ocorram, através das interações entre aluno e o milieu, resultando em aprendizado. Dessa forma, utilizouse o livro paradidático "Cozinhando & Aprendendo: Unidades de Medida" como material auxiliar ao longo de uma SD prevista com duração de 5 hora-aulas que tem por conteúdo a ensinar: Unidades de Medida e Cálculo de Área de Polígonos: Retângulo, Paralelogramo, Triângulo, Trapézio e Losango. Após a elaboração e aplicação da SD, realizou-se uma entrevista com a professora regente. Identificou-se que os alunos se engajaram com as atividades propostas, possibilitando perpassarem as fases adidáticas, contudo o equipamento utilizado para registro não ofereceu suporte o suficiente para coleta de dados apropriada acerca das discussões entre os alunos. Verificou-se que alguns grupos alcançaram os resultados planejados para as atividades e associaram suas resoluções com as fórmulas matemáticas de cálculo de área, porém, muitos não atingiram as expectativas da SD, estes resultados acarretam possibilidades de modificações na SD para futuras experimentações.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEnsino de matemáticapt_BR
dc.subjectPolígonospt_BR
dc.subjectDidatica - Estudo e ensinopt_BR
dc.titleO ensino de área de polígonos utilizando um livro paradidático : análise de uma sequência didáticapt_BR
dc.typeMonografia Graduação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples