Show simple item record

dc.contributor.advisorScatolin, Fábio, 1956-pt_BR
dc.contributor.authorRohleder, Samara Cecilia Pirespt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Graduação em Ciências Econômicaspt_BR
dc.date.accessioned2022-06-06T17:53:00Z
dc.date.available2022-06-06T17:53:00Z
dc.date.issued2006pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/76278
dc.descriptionOrientador: Fabio Doria Scatolinpt_BR
dc.descriptionMonografia(Graduação) - Universidade Federal do Paraná,Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Ciências Econômicaspt_BR
dc.description.abstractResumo: O intuito principal deste trabalho consiste em colocar em evidência e aprofundar as discussões relativas a educação como fator de desenvolvimento econômico das nações, logo em seguida analisar a qualidade de ensino público no Brasil, principalmente ensino básico (fundamental) em relação aos outros países, destacando os principais fatores que afetam positivamente e negativamente o desempenho dos estudantes de até 15 anos de idade. Buscou-se através do relatório nacional do SAEB 2001/2003 e do relatório internacional do PISA 2003, compreender os fatores que afetam o desempenho dos estudantes. A avaliação dos estudantes visa obter um entendimento de quais as habilidades e competências que estes possuem e a capacidade de utilizarem o que tem aprendido na escola em resoluções de problemas do dia a dia, apontando para a necessidade do Brasil e especificamente a cidade de Curitiba, em melhorar seus níveis de desempenho e escolaridade, tem em vista as exigências do novo modelo de desenvolvimento econômico voltado para a valorização e desenvolvimento do conhecimento.pt_BR
dc.format.extent57 f.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEducação e desenvolvimento economicopt_BR
dc.subjectDesenvolvimento economico - Educaçãopt_BR
dc.titleQualidade da educação e desenvolvimento economicopt_BR
dc.typeMonografia Graduaçãopt_BR


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record