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dc.contributor.advisorDias, Barbara Galleli, 1989-pt_BR
dc.contributor.authorSilva, Raquel Teodoro dapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Administraçãopt_BR
dc.date.accessioned2022-06-08T14:48:48Z
dc.date.available2022-06-08T14:48:48Z
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/76256
dc.descriptionOrientadora: Profa. Dra. Bárbara Galleli Diaspt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Programa de Pós-Graduação em Administração. Defesa : Curitiba, 04/03/2022pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 89-101pt_BR
dc.descriptionÁrea de concentração: Inovação e Tecnologiapt_BR
dc.description.abstractResumo: A área de competências por meio da teoria baseada em recursos (RBT), desenvolve estudos que buscam definir quais competências são fundamentais para se levar adiante do desenvolvimento sustentável. A ONU (2015) promulgou a Agenda 2030 e os 17 objetivos do desenvolvimento sustentável (ODS), integrados e indivisíveis. No argumento da ONU, os ODS possuem a prerrogativa de transformar os desafios relacionados ao desenvolvimento sustentável em oportunidades para se avançar no tema. Neste sentido, a UNESCO em recente publicação (2017) apresenta um rol com oito competências baseadas em estudos anteriores relevantes para o campo.O referido documento apresenta também objetivos específicos de aprendizagem para cada um dos ODS. É sob esta perspectiva que esta dissertação apresenta sua contribuição ao propor uma escala de mensuração que operacionalize as competências voltadas ao Desenvolvimento Sustentável com os objetivos de aprendizagem do ODS 12 em estudantes do curso de graduação em administração no Brasil. Os cursos de administração são historicamente reconhecidos por abordarem em seus currículos temas sob a perspectiva econômica. Nesse contexto em que o problema fundamental da economia é justamente a escassez de recursos, frente as necessidades ilimitadas da sociedade, o ODS 12, que aborda a produção e o consumo sustentáveis, funciona como indicador de novos modelos econômicos mais sustentáveis. Assim sendo, o construto base deste estudo foi definido como competências para o ODS 12. Após a definição de tal construto, foram gerados com base na literatura, o itens de compõem esta escala. Após a geração de itens o instrumento foi validado com especialista da área, que sujeriram algumas alterações. Tais alterações foram realizadas pela autora desta pesquisa e após isso foi realizada a coleta de dados que obterve uma amostra a qula foi submetida a Análise Fatorial Exploratória e gerou um modelo inicial de escala. Após esta etapa de desenvolvimento e refinamento da escala foi realizado um levantamento por meio do Qualtricz que obteve (151) respostas consideradas válidas. Essa amostra foi submetida a Análise Fatorial Exploratória (AFE) que gerou um modelo inicial de escala. Os resultados confirmaram os ODS como sendo integrados e indivisíveis dando origem a uma escala unidimentsional. Os achados desta pesquisa indicam que o desenvolvimento das competências para os ODS pode representar um novo recurso passível de ser utilizado na formação de estudantes que sejam reflexivos e críticos e que sejam capazes de liderar organizações com metas de longo prazo relacionadas ao cumprimento dos ODS. Os aportes teóricos indicam caminhos para o cumprimento da agenda 2030 a partir dos cursos de administração. Na pratica, espera-se auxiliar os gestores educacionais em uma possível reformulação de currículos e projetos políticos pedagógicos com ênfase nas competências relacionadas aos ODS. Socialmente, esta pesquisa, contribui para formação de futuros gestores mais responsáveis e justos.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The area of competences through resource-based theory (RBT), develops studies that seek to define which competences are fundamental to move forward with sustainable development. The UN (2015) promulgated the 2030 Agenda and the 17 sustainable development goals (SDGs), integrated and indivisible. In the UN's argument, the SDGs have the prerogative of transforming the challenges related to sustainable development into opportunities to advance on the subject. In this sense, UNESCO in a recent publication (2017) presents a list of eight competencies based on previous studies relevant to the field. This document also presents specific learning objectives for each of the SDGs. It is from this perspective that this dissertation presents its contribution by proposing a measurement scale that operationalizes the competencies aimed at Sustainable Development with the learning objectives of SDG 12 in undergraduate business students in Brazil. Management courses are historically recognized for addressing topics from an economic perspective in their curricula. In this context in which the fundamental problem of the economy is precisely the scarcity of resources, given the unlimited needs of society, SDG 12, which addresses sustainable production and consumption, works as an indicator of new, more sustainable economic models. Therefore, the base construct of this study was defined as competencies for SDG 12. After the definition of such a construct, the items that make up this scale were generated based on the literature. After generating items, the instrument was validated with a specialist in the area, who suggested some changes. Such changes were made by the author of this research and after that, data collection was performed to obtain a sample that was submitted to Exploratory Factor Analysis and generated an initial scale model. After this stage of development and refinement of the scale, a survey was carried out using Qualtricz, which obtained (151) responses considered valid. This sample was submitted to Exploratory Factor Analysis (EFA) which generated an initial scale model. The results confirmed the SDGs as being integrated and indivisible giving rise to a unidimensional scale. The findings of this research indicate that the development of competencies for the SDGs may represent a new resource that can be used in the training of students who are reflective and critical and who are able to lead organizations with long-term goals related to the achievement of the SDGs. Theoretical contributions indicate ways to fulfill the 2030 agenda from management courses. In practice, it is expected to help educational managers in a possible reformulation of curricula and pedagogical political projects with an emphasis on competences related to the SDGs. Socially, this research contributes to the formation of more responsible and fair future managers.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectAdministração - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectAdministraçãopt_BR
dc.subjectDesenvolvimento sustentávelpt_BR
dc.titleCompetências para os objetivos do desenvolvimento sustentável : uma proposta de mensuração para a dimensão econômicapt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


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