dc.contributor.advisor | John, Valquíria Michela | pt_BR |
dc.contributor.author | Brito, Mayara Cruz, 1999- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Curso de Graduação em Publicidade e Propaganda | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-06-02T16:20:14Z | |
dc.date.available | 2022-06-02T16:20:14Z | |
dc.date.issued | 2022-06-02T13:19:28Z | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/76217 | |
dc.description | Orientadora: Professora Valquíria Michela John | pt_BR |
dc.description | Artigo apresentado como Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.description | Artigo (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Curso de Graduação em Publicidade e Propaganda | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : O presente artigo tem como objetivo compreender como ocorre a desumanização do negro nas cenas do filme Soul (2020), e em seguida compará-lo à presença de negros em tela utilizando a análise da minutagem de tela com A Princesa e o Sapo (2009) e Um Espião Animal (2019), outros filmes da Disney que possuem também protagonismo negro. A metodologia utilizada é a análise fílmica de Penafria (2009), e o eixo teórico principal é o de raça e representação de Hall (2016) fazendo o uso do conceito de desumanização com base na visão de Fanon (2008). Foi constatado que apesar de contemporâneo aos outros dois filmes, o objeto analisado ainda carrega traços de uma lógica colonial que vê o negro como não humano | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Análise fílmica | pt_BR |
dc.subject | Animação (Cinematografia) | pt_BR |
dc.subject | Racismo | pt_BR |
dc.title | Animação ou animalização? : uma análise fílmica do longa-metragem Soul | pt_BR |
dc.type | Monografia Graduação Digital | pt_BR |