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dc.contributor.advisorJohn, Valquíria Michelapt_BR
dc.contributor.authorBrito, Mayara Cruz, 1999-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Curso de Graduação em Publicidade e Propagandapt_BR
dc.date.accessioned2022-06-02T16:20:14Z
dc.date.available2022-06-02T16:20:14Z
dc.date.issued2022-06-02T13:19:28Zpt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/76217
dc.descriptionOrientadora: Professora Valquíria Michela Johnpt_BR
dc.descriptionArtigo apresentado como Trabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.descriptionArtigo (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Curso de Graduação em Publicidade e Propagandapt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : O presente artigo tem como objetivo compreender como ocorre a desumanização do negro nas cenas do filme Soul (2020), e em seguida compará-lo à presença de negros em tela utilizando a análise da minutagem de tela com A Princesa e o Sapo (2009) e Um Espião Animal (2019), outros filmes da Disney que possuem também protagonismo negro. A metodologia utilizada é a análise fílmica de Penafria (2009), e o eixo teórico principal é o de raça e representação de Hall (2016) fazendo o uso do conceito de desumanização com base na visão de Fanon (2008). Foi constatado que apesar de contemporâneo aos outros dois filmes, o objeto analisado ainda carrega traços de uma lógica colonial que vê o negro como não humanopt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectAnálise fílmicapt_BR
dc.subjectAnimação (Cinematografia)pt_BR
dc.subjectRacismopt_BR
dc.titleAnimação ou animalização? : uma análise fílmica do longa-metragem Soulpt_BR
dc.typeMonografia Graduação Digitalpt_BR


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