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dc.contributor.advisorBeloto, Divonzir Lopespt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Graduação em Ciências Econômicaspt_BR
dc.creatorSantos, Gislaine Cristina Batistapt_BR
dc.date.accessioned2024-07-05T17:30:35Z
dc.date.available2024-07-05T17:30:35Z
dc.date.issued2006pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/76121
dc.descriptionOrientador: Divonzir Lopes Belotopt_BR
dc.descriptionMonografia(Graduação) - Universidade Federal do Paraná,Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Ciências Econômicaspt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: A automação bancária começou a ser implantada nos anos 60, e ganhou força a partir da Reforma Bancária de 64, que propiciou aos bancos o aumento dos investimentos em tecnologia, já que os bancos passaram por um processo de fusões e incorporações. A partir disso, as instituições necessitavam ter uma estrutura operacional mais ágil e enxuta, para ganhar eficiência e tornar-se competitiva. Nesse processo foram favorecidas empresas brasileiras, que em conjunto com alguns grandes bancos, passaram a desenvolver suas próprias tecnologias. Com o significativo aumento das transações, os bancos procuram oferecer diferentes alternativas de acesso aos clientes, tais como uma grande rede de pontos de auto-atendimento em locais de fácil acesso aos clientes, uso do Internet Banking, correspondentes bancários, transações por celular. Isso com o objetivo de oferecer ao cliente comodidade, eficiência e agilidade na realização de suas transações bancárias, e conseqüente redução dos custos para as instituições bancárias. Todo esse processo resulta em uma diminuição no número de funcionários, trazendo graves conseqüências sobre o nível de emprego. Juntamente com isso, há também uma mudança no perfil do funcionário, que precisa adaptar-se ao ritmo da automação. Sendo assim, essa monografia tem como objetivo demonstrar como ocorreu o processo de introdução da automação bancária, sua evolução, o uso dos diferentes canais de atendimento pelos clientes, segundo dados da FEBRABAN, e suas conseqüências sobre o nível de emprego.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectBancos - Automaçãopt_BR
dc.subjectBancários - Empregopt_BR
dc.titleAutomação bancaria : introdução, evolução e suas consequencias para os trabalhadorespt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


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