Inteligência cultural, inserção externa e a mobilidade do capital humano
Resumo
Resumo : A integração cada vez maior do mercado internacional intensifica as relações comerciais entre empresas de diversas nacionalidades, proporcionando novas relações interculturais todos os dias. Uma organização multicultural requer profissionais que possam transitar e se adaptar a outras culturas, e que sejam capazes de utilizar a inteligência cultural para facilitar a inserção externa da empresa. Os investimentos diretos estrangeiros e as missões expatriadas se tornaram práticas comuns entre as multinacionais tanto de países desenvolvidos quanto de países em desenvolvimento. Assim, pode-se dizer que a inteligência cultural, aplicada ao comércio e as negociações internacionais, é uma questão global. Porém, por se tratar de um assunto relativamente novo o estudo da inteligência cultural ainda não foi totalmente incorporado às práticas empresariais. Portanto, existe ainda um grande potencial a ser explorado. O presente trabalho tem como objetivo explorar a possibilidade de que a inteligência cultural possa atuar como um elemento atenuador no processo da inserção externa e da mobilidade do capital humano. Para tanto, recorreu-se à utilização da pesquisa exploratória, sistematizando referências bibliográficas e informações acerca da inteligência cultural e da mobilidade dos fatores de produção, principalmente, a mobilidade por meio do investimento direto estrangeiro e a mobilidade do capital humano. Ao analisar os estudos acerca do assunto percebe-se que em muitos casos, além de estar ligado com a eficiência operacional e financeira, o êxito das multinacionais se respalda, também, na construção de relacionamentos confiáveis e na capacidade de cada indivíduo de se adaptar e propor ações cooperativas orientadas para a integração cultural. Estudar as possibilidades de conflito cultural antes que ele ocorra, ajustando os planos mentais, reconhecendo os sistemas legal e econômico e as normas das interações sociais, adaptando comportamentos verbais e não verbais, pode aumentar a eficiência nas relações interculturais.
Collections
- Ciências Econômicas [2097]