dc.contributor.advisor | Camas, Núria Pons Vilardell, 1960- | pt_BR |
dc.contributor.author | Hanke, Wilzelaine Aparecida | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-07-06T14:28:33Z | |
dc.date.available | 2022-07-06T14:28:33Z | |
dc.date.issued | 2022 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/75740 | |
dc.description | Orientadora: Profa. Dra. Nuria Pons Vilardell Camas | pt_BR |
dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática do Ensino. Defesa : Curitiba, 18/02/2022 | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: A produção escrita na escola não é considerada por muitos como uma tarefa fácil e durante um longo período teve como preocupação os aspectos gramaticais em detrimento a sua função social e do estudante como seu usuário. Com as inovações tecnológicas, a comunicação e a informação potencializaram a produção escrita, exigindo uma nova postura do professor de Língua Portuguesa, especialmente, no tocante à produção de texto. Assim, essa pesquisa intenciona saber como a prática desse profissional pode ser entendida e recriada. A fim de analisar a prática pedagógica de uma professora, a partir da adoção da sala de aula invertida (BERGMANN; SAMS, 2019) e da aprendizagem por pares (MAZUR, 2015), no processo de produção de texto (ANTUNES, 2003, 2009; BAKHTIN, 2016, 2018; GERALDI, 2013) que, neste estudo de caráter qualitativo, adotou-se a Autonarrativa com base em Clandinin e Connelly (2011), Clandinin e Rosiek (2007), Clandinin (2006, 2010) como metodologia de pesquisa; utilizados como instrumentos fundamentais para a avaliação e alcance das ações de intervenção: o memorial narrativo (OLIVEIRA, 2005; PASSEGGI, 2008; REGO, 2014; FONTANA, 2015; COSTA; PICCININ, 2020) e o diário de aula (PORLÁN; MARTÍN, 1991; ZABALZA, 2004). Essa metodologia converge para a exploração social, cultural e institucional na qual as estratégias empregadas enriquecem a experiência para o pesquisador, o sujeito da pesquisa e para outros. Visto que, a Autonarrativa possibilita a reflexão de uma trajetória que se constrói e reconstrói cotidianamente na interação que o professor faz com seus estudantes e seus pares. Dessa maneira, ao reconduzir sua própria prática incute no outro a reflexão, a autoavaliação e a busca por direcionar melhor sua própria prática; tornando-se sujeito aprendiz e inovador da prática pedagógica. | pt_BR |
dc.description.abstract | Abstract: The writing production at school is not considered as an easy task by many people and for a long period of time the grammar aspects were part of its concerning to the detriment of its social function and as well for the student as its user. Due to technological innovation, communication and information have enhanced it requiring a new Portuguese Teacher's attitude, especially when referring to teaching writing. Being like that, this research intends to know how the experience of this professional could be understood and recreated. In order to analyse a teacher's pedagogical practice from the adoption of the flipped classroom (BERGMANN; SAMS, 2019) and the peer learning (MAZUR, 2015) in the teaching writing process (ANTUNES, 2003, 2009; BAKHTIN, 2016, 2018; GERALDI, 2013) in this qualitative study approach it was adopted the Self-narrative based on Clandinin and Connelly (2011), Clandinin and Rosiek (2007), Clandinin (2006, 2010) as the research methodology; and as fundamental instruments for the evaluation and the checking of the scope of the actions were used: the narrative memorial (OLIVEIRA, 2005; PASSEGGI, 2008; REGO, 2014; FONTANA, 2015; COSTA; PICCININ, 2020) and the class diary (PORLÁN; MARTÍN, 1991; ZABALZA, 2004). This methodology converges to the social, cultural and institutional exploration where the employed strategies enrich the experience of the researcher, the research subject and others. As the Self- narrative allows the reflection on a trajectory which is daily built and rebuilt from the interaction the teacher has with his/her students and the pairs. This way, when renewing his/her own daily practice he/she instils inside the other the reflection, the self-assessment and the search for better directing his/her own practice becoming the one who apprentices and the one who is a pedagogical experience innovator. | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Língua portuguesa - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Língua portuguesa - Textos - Linguagem | pt_BR |
dc.subject | Textos - Produção | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.title | Ensino de produção de texto : repensar e recriar a prática pedagógica numa perspectiva autonarrativa docente na educação básica | pt_BR |
dc.type | Dissertação Digital | pt_BR |