Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorFagundes, Maurício Cesar Vitória, 1961-pt_BR
dc.contributor.authorMassuchetto, Tanice dos Santos Patríciopt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensinopt_BR
dc.date.accessioned2022-05-16T19:17:06Z
dc.date.available2022-05-16T19:17:06Z
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/75636
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Maurício Cesar Vitória Fagundespt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino. Defesa : Curitiba, 25/02/2022pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 110-118pt_BR
dc.description.abstractResumo: Esta dissertação pesquisou a formação permanente docente na perspectiva de Paulo Freire, seu principal aporte teórico, no período compreendido entre 2019 e 2022. Objetivou identificar como a práxis pode contribuir no processo de formação e trans-formação do(a) professor(a) de Educação Básica, da rede pública de ensino. Os(as) 9 docentes que participaram desta pesquisa, possuem experiência em escolas de rede municipal e estadual do Paraná, Rio Grande do Sul e São Paulo. A práxis abordada nesta investigação se origina na reflexão crítica sobre a realidade e se funda no movimento dialético entre ação-reflexão-ação. Neste contexto, a práxis se apresenta como fenômeno formador e trans-formador do(a) docente. Esta pesquisa possui caráter qualitativo e fundamentou-se no método materialista histórico-dialético e na abordagem da Análise de Discurso Crítica, que conduziram o processo de interpretação de dados, construídos pelas narrativas dos(as) participantes. A metodologia escolhida foi a Pesquisa Participante, cuja participação dos sujeitos se deu nos Círculos de Diálogos de Formação Docente, inspirados no Círculo de Cultura de Freire. Os Círculos de Diálogos se efetivaram como proposta de formação permanente aos(às) docentes, permeada pela prática dialógica. Os temas geradores que emergiram dos diálogos, encorajaram reflexões, problematizações e permitiram a elaboração de uma consciência crítica acerca da realidade. Identificou-se, que a ação dialógica serviu de caminho para o movimento dialético de ação-reflexão-ação. Os(as) professores(as) partiam de suas práticas, fundamentavam-se no conhecimento científico e a elas voltavam, de modo a configurar a ação trans-formadora da realidade. Constatou-se que este movimento, que é práxis, é princípio determinante para um processo formativo permanente que conduza os(as) educadores(as) à consciência de sua condição de oprimidos(as), para que, conscientes, possam sair da posição determinada pelo sistema capitalista e assumir a luta pela trans-formação da realidade docente.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This dissertation researched permanent teacher education from the perspective of Paulo Freire and his main theoretical contribution in the period between 2019 and 2022. It aimed to identify how praxis can contribute to the process of training and transformation of the basic education teacher, in the public school system. The 9 teachers who participated in this research have experience in municipal and state schools in Paraná, Rio Grande do Sul and São Paulo. The praxis addressed in this investigation originates from the critical reflection on reality and is based on the dialectical movement between action-reflection-action. In this context, praxis presents itself as a formative and transforming phenomenon of the teacher. This research has a qualitative character and was based on the Historical-Dialectical Materialist Method and on the Critical Discourse Analysis Approach, which led the process of data interpretation, constructed by the participants' narratives. The methodology chosen was the Participant Research, whose participation on the subjects took place in the Teacher Training Dialogue Circles, inspired by Freire's Culture Circle. The Dialogue Circles became effective as a proposal for permanent training of teachers, permeated by dialogical practice. The generating themes that emerged from the dialogues encouraged reflections, problematizations and allowed the elaboration of a critical awareness about reality. It was identified that the dialogical action served as a pathway to the dialectical movement of action-reflectionaction. The teachers started from their practice based on scientific knowledge, and returned to them, in order to configure the transforming action of reality. It was found that this movement, which is praxis, is a determining principle for a permanent training process that leads educators to the awareness of their oppressed condition, so that, consciously, they can leave the determined position by the capitalist system and assume the struggle for the transformation of the teaching reality.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectProfessores de ensino fundamental - Formaçãopt_BR
dc.subjectCapacitação de professorespt_BR
dc.subjectProfessores - Práticapt_BR
dc.titleA formação permanente docente na perspectiva de Paulo Freirept_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples