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dc.contributor.advisorOreiro, José Luís da Costapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Graduação em Ciências Econômicaspt_BR
dc.creatorSantos, Rafael de Castro Fariaspt_BR
dc.date.accessioned2024-07-04T20:23:08Z
dc.date.available2024-07-04T20:23:08Z
dc.date.issued2005pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/75409
dc.descriptionOrientador: Jose Luis Oreiropt_BR
dc.descriptionMonografia(Graduaçao) - Universidade Federal do Paraná,Setor de Ciencias Sociais Aplicadas, Curso de Ciencias Econômicaspt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: A teoria do investimento pós-keynesiana afirma que existe um elo entre as decisões reais dos agentes econômicos e as relações financeiras que cercam tais decisões. A interação entre as expectativas de ganhos provenientes da aquisição de novos ativos de capital - expressando, por um lado, o desejo de ampliação de capacidade produtiva por parte das empresas - e as condições, e possibilidades, de financiamento das posições de ativos - revelando, por outro lado, a disposição das unidades financiadoras em viabilizar os projetos de investimento que exijam o aumento da taxa de endividamento dos empresários - é basicamente a maneira com que o investimento é determinado. O oligopólio consiste em um tipo de estrutura de mercado muito peculiar dentro da qual grandes corporações detêm um poder discricionário sobre os preços - são price makers -devido ao poder de mercado que estas empresas possuem. O preço, diferentemente da estrutura de concorrência perfeita, não é determinado pela equalização marshalliana das forças de oferta e demanda, preço no oligopólio obedece à lógica da percentagem sobre os custos de produção de forma a proporcionar lucros à empresa; esta lógica encontra-se originada, dentro da teoria da firma, no princípio do "Custo Total". Ainda dentro de uma indústria oligopohsta, se observa que as empresas operam com grandes economias de escala que possibilitam a maximização do lucro no longo prazo além de constituírem barreiras à entrada de novos concorrentes no mercado. Desta forma a decisão de investimento em estrutura de oligopólio além de considerar as relações existentes entre a mesma e o lado financeiro que lhe dá suporte, deve ter em consideração as próprias características deste tipo de indústria. A fixação do mark-up com o objetivo de garantir fundos adicionais de investimento, bem como o limite desta estratégia - dados os riscos de queda nas vendas e entrada de concorrentes potenciais -revelam toda esta interação entre o desejo de se investir na aquisição de novos ativos de capital, o financiamento de tais projetos de investimento e as políticas de formação de preço dentro do oligopólio.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectInvestimentospt_BR
dc.subjectFinanciamentopt_BR
dc.subjectOligopoliospt_BR
dc.titleDecisoes de investimento, financiamento e formaçao de preço em oligopolio : uma analise pós-keynesianapt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


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