Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSteiner Neto, Pedro José, 1954-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadaspt_BR
dc.creatorHersen, Dionisiopt_BR
dc.date.accessioned2022-12-21T18:14:35Z
dc.date.available2022-12-21T18:14:35Z
dc.date.issued2003pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/75385
dc.descriptionOrientador : Pedro José Steiner Netopt_BR
dc.descriptionDissertaçao (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciencias Sociais Aplicadaspt_BR
dc.description.abstractResumo: O estudo procura determinar onde consumidores de classe A e B, da cidade de Campo Mourão adquirem produtos de uma lista selecionada e a imagem que eles fazem do comércio local. O foco da pesquisa é identificar as causas da eventual evasão dos consumidores das classes sociais A e B da cidade de Campo Mourão para outros centros de comércio varejista; identificar fatores que influenciam a evasão, a imagem e satisfação que eles têm do comércio local e as categorias de produtos que estes procuram comprar fora de Campo Mourão. As pessoas foram entrevistadas por contato telefônico, em bairros de maior renda, no município de Campo Mourão. Os dados foram tratados quantitativamente, explorando os recursos do Programa SPSS. Os produtos escolhidos para a pesquisa foram da classe especialização, segundo o IBGE, artigos de armarinhos, calçados, tecidos, móveis e eletrodomésticos, perfumarias, material de higiene e alimentação. Pode-se constatar que a evasão existe para a compra de alguns produtos com maior freqüência, enquanto para os outros tipos de produtos é menor e alguns casos insignificantes. Constatou-se, também, que a Classe A se difere da B em muitos casos quanto a aquisição de produtos, conforme especificado no decorrer da análise.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The study tries to determine where the customers of A and B class from Campo Mourao city buy products of a select list and the image that they have from the local commerce. The survey focus is to identify the customers eventual evasion causes in the A and B social classes from the city of Campo Mourao to other retailer centers of commerce, to identify factors that influence the evasion the image and satisfaction that they have from the local commerce and the products categories that these people try to buy out from Campo Mourao. It was interviewed people by phone in sections of a higher income in the city of Campo Mourao. The dates were delt by quantity, exploring the resources of the SPSS program. The chosen product for this survey were from the specialization class, according to IBGE, products like haberdasheries, shoes, fabrics, furnitures, electronics, perfumes, hygiene and food. We notice that the evasion exists to purchase some products in higherdegrees, while for other kinds of products is less or even for some insignificant cases. The class A differs from class B in many cases for the acquisition of products, as we can see it.pt_BR
dc.format.extentxii, 127f. : il.,grafs., tabs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectComportamento do consumidorpt_BR
dc.subjectComércio varejistapt_BR
dc.subjectConsumidores - Atitudespt_BR
dc.titleEvasao do consumidor de segmentos representativos : uma análise no mercado de Campo Mouraopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples