Educaçao como fator de desenvolvimento : uma estudo de indicadores educacionais para a formulaçao de politicas publicas
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Data
2004Autor
Meira, Alexandra Esperança da Cunha Pimentel de
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Resumo: A presente monografia parte do princípio de que a educação é um fator gerador de renda e de desenvolvimento. Sendo assim na primeira parte são apresentadas duas formas pelas quais a educação é caracterizada como necessidade para o desenvolvimento econômico e humano. O primeiro é um modelo desenvolvido por diversos economistas que utilizam o conceito Capital Humano explicando-o como um aperfeiçoamento da capacidade e das habilidades do indivíduo, através da educação, para uma melhor adaptação à tecnologia e conseqüente aumento da produtividade. O segundo defende a educação como fator essencial para a formação de cidadãos. Pessoas aptas a entender, exercer e cumprir seus direitos e deveres e participarem efetivamente da sociedade em que vivem. A segunda parte caracteriza o ensino público do Brasil e de Curitiba identificando a evolução dos indicadores educacionais nos últimos anos. E finalmente na terceira parte são apresentados dois bairros da capital e também seus indicadores e suas evoluções para em um próximo trabalho serem utilizados para a formulação de políticas públicas. Como resultado final, foram levantadas algumas possibilidades que dificultariam a criação de programas efetivos pela forma que os indicadores são levantados, calculados e apresentados.
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- Ciências Econômicas [2072]