Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorKistmann, Virginia Souza de Carvalho Borges, 1952-pt_BR
dc.contributor.authorChisté, Nádia Perine Catarino, 1989-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em Designpt_BR
dc.date.accessioned2022-04-27T11:50:09Z
dc.date.available2022-04-27T11:50:09Z
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/75118
dc.descriptionOrientadora: Profa. Dra. Virgínia Borges Kistmannpt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Programa de Pós-Graduação em Design. Defesa : Curitiba, 02/07/2021pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: Esta pesquisa apresenta um estudo exploratório que associa a temática da gestão de design, o conceito de place branding e o planejamento estratégico urbano. Nas últimas décadas, a criatividade tem sido considerada um agente potencial para o desenvolvimento humano e econômico dos territórios, em 2004 a UNESCO criou uma rede colaborativa entre cidades que utilizam a criatividade como meio de desenvolvimento e fortalecimento de sua marca. Nessa rede as cidades são divididas por categorias, sendo o design uma delas. Em meio a esse cenário, em 2016, Helsinki incorporou em seu quadro de profissionais para a administração municipal a função de Diretor de Design da Cidade, que tem como objetivo inserir o design nos projetos de desenvolvimento urbano, econômico e social em sua administração pública. Em 2018, Los Angeles, também adotou essa função em seu grupo de gestão. Em pesquisa bibliográfica prévia da literatura a respeito das temáticas centrais a este estudo, constatou-se que a adoção da gestão de design no gerenciamento municipal é uma tendência global, porém ainda muito tímida e com lacunas de pesquisas científicas, principalmente quando associada ao place branding. Isso originou a pergunta de pesquisa sobre como a gestão de design, associada ao planejamento estratégico urbano, pode contribuir para o desenvolvimento do branding de cidades. Neste sentido, definiu-se então como objetivo deste estudo a identificação de diretrizes que contribuam para a gestão de design, associada ao planejamento estratégico urbano, em função do branding de cidades. Para isso, como proposta metodológica foi definida a realização de pesquisas bibliográficas complementadas por investigação à dados abertos secundários e análise por meio do benchmarking, para a definição das diretrizes. Os resultados evidenciaram a importância de diversos aspectos para o processo de desenvolvimento do branding de cidades, entre eles se destacaram a participação dos cidadãos, a economia criativa, a gestão urbana, a reputação e a capacitação e pesquisa em design. Este estudo deixa lacunas para pesquisas futuras como a aplicação prática das diretrizes identificadas e a análise aprofundada e comparativa entre as cidades selecionadas para a execução do benchmarking.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This research presents an exploratory study that associates the theme of design management, the concept of place branding and strategic urban planning. In recent decades, the creativity has been considered a potential agent for the human and economic development of territories. In 2004, UNESCO created a collaborative network between cities that use creativity as a means of developing and strengthening their brand. In this network, the cities are divided into categories, design being one of them. In this context, in 2016, Helsinki incorporated in its professional staff the role of Design Director of the City, which aims to insert design in urban, economic and social development projects in its public administration. In 2018, Los Angeles also adopted this role in its management group. In a previous bibliographical research of the literature on the central themes of this study, it was found that the adoption of design management in municipal management is a global trend, but still very timid and with gaps in scientific research, especially when associated with place branding. Then, the research question raised about how design management, associated with strategic urban planning, can contribute to the development of city branding. In this sense, the objective of this study was then defined as the identification of guidelines that contribute to design management, associated with strategic urban planning, based on the branding of cities. For this, as a methodological proposal, bibliographic research was defined, complemented by investigation of secondary open data and analysis through benchmarking, for the definition of guidelines. The results showed the importance of several aspects for the city branding development process, among them the citizen participation, the creative economy, the urban management, the reputation and training and research in design. This study leaves gaps for future researches such as the practical application of the identified guidelines and the deepened and comparative analysis between the cities selected for the execution of the benchmarking.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectDesignpt_BR
dc.subjectAdministração públicapt_BR
dc.subjectPlanejamento urbanopt_BR
dc.subjectCidades e vilaspt_BR
dc.subjectCriatividadept_BR
dc.titleGestão de design : diretrizes para o branding de cidades associadas ao planejamento estratégico urbanopt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples