Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorGuérios, Ettiène Cordeiro, 1952-pt_BR
dc.contributor.authorSausen, Sandra, 1976-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2022-04-06T13:38:46Z
dc.date.available2022-04-06T13:38:46Z
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/74822
dc.descriptionOrientadora: Profª. Drª. Ettiène Cordeiro Guériospt_BR
dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 24/09/2021pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: Esta pesquisa se inscreve em uma abordagem qualitativa de natureza exploratório-interpretativa e pesquisou que possibilidades de interação e mobilização de conhecimentos podem ser identificadas em um curso de formação continuada realizado na modalidade a distância, voltado para a formação de professores formadores que ensinam Matemática na modalidade presencial de ensino. Teve-se como objetivos: conhecer elementos constitutivos da formação dos professores formadores entrelaçados à utilização de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação e de Ambientes Virtuais e a influência do uso desses recursos para sua prática pedagógica no ensino de Matemática; identificar como os professores formadores concebem os saberes tecnológicos, pedagógicos e de conteúdo matemático e como isso interfere (ou não) em suas ações no ensino de Matemática; e, entender e discutir o papel do Ambiente Virtual [de Aprendizagem] como espaço de interação e de mobilização de conhecimentos na formação de professores formadores que ensinam Matemática na modalidade presencial de ensino. Possui como foco um processo de formação de professores formadores que ensinam Matemática na modalidade presencial de ensino; por núcleo, um Curso de Formação Continuada como lócus da produção de dados; como aporte teórico a experiência (GUÉRIOS, 2002; LARROSA, 2011), a interlocução (POWELL, 2006), a interação (THOMPSON, 2004; PRIMO, 2008) e a mobilização do conhecimento (CHARLOT, 2000, 2013) de conteúdos matemáticos, pedagógicos, tecnológicos e suas intersecções (SHULMAN, 1986, 2005; MISHRA e KOEHLER, 2006, 2008). As participantes foram seis professoras que formam professores e que ensinam Matemática na modalidade presencial de ensino em instituições públicas localizadas na cidade de União da Vitória - Paraná, sendo quatro delas atuantes em um curso de Magistério, uma na Licenciatura em Matemática e outra na Licenciatura em Pedagogia. A pesquisa evidenciou que as professoras mobilizaram conhecimentos tecnológicos, pedagógicos, do conteúdo matemático e suas intersecções. Alicerçada em um conceito de experiência e de interação entrelaçado ao de mobilização de e para os conhecimentos, movimentos de interlocução (avaliativa, informativa, interpretativa e negociativa) se intensificaram e convergiram para interação (reativa, mútua e face a face mediada), fazendo emergir a tríade tempo, hábito e confiança como potencializadora para discussão do processo da docência, materializando o espaço virtual como espaço de e para a formação de professores que atuam na modalidade presencial de ensino.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This research is part of a qualitative approach of an exploratory-interpretative nature and researched what possibilities of interaction and mobilization of knowledge can be identified in a continuing education course held in the distance mode, aimed at training teachers who teach Mathematics in the modality classroom teaching. It had as objectives: to know constitutive elements of the formation of educators intertwined with the of Digital Technologies of Information and Communication and of Virtual Environments and the influence of the use of these resources for their pedagogical practice in the teaching of Mathematics; identify how teacher trainer conceive technological, pedagogical and mathematical content knowledge and how this interferes (or not) in their actions in the teaching of Mathematics; and, understand and discuss the role of the Virtual Environment [Learning] as a space for interaction and mobilization of knowledge in the training of teacher trainers who teach Mathematics in the presential modality of teaching. Its focus in on a process of training teacher trainer who teach Mathematics in the face-to-face teaching modality; per nucleus, a Continuing Education Course as the locus of data production; as a theoretical contribution the experience (GUÉRIOS, 2002; LARROSA, 2011), the interlocution (POWELL, 2006), the interaction (THOMPSIN, 2004; PRIMO, 2008) and the mobilization of knowledge (CHARLOT, 2000, 2013) of mathematical content, pedagogical, technological and their intersections (SHULMAN, 1986, 2005; MISHRA and KOEHLER, 2006, 2008). The participants were six teachers who train teachers and who teach Mathematics in the face-to-face teaching modality in public institutions located in the city of União da Vitória - Paraná, four of them working in a Magisterium, one in the Graduation in Mathematics and the other in the Graduation in Pedagogy. The research showed that the teachers mobilized technological, pedagogical, mathematical content knowledge and its intersections. Based on a concept of experience and interaction intertwined with the mobilization of and for knowledge, movements of interlocution (evaluative, informative, interpretative and negotiating), intensified and converged towards interaction (reactive, mutual and mediated face-toface), making it emerge the triad time, habit and trust as potential for discussion of the teaching process, materializing the virtual space as a space of and for the training of teachers who work in the presential modality of teaching.pt_BR
dc.description.abstractResumen: Esta investigación se enmarca en un abordaje cualitativo de carácter exploratoriointerpretativo y se preguntó qué posibilidades de interacción y movilización de conocimientos se pueden identificar en un curso de formación continua realizado en la modalidad a distancia, orientado a la formación de profesores formadores que enseñan Matemáticas en la modalidad de enseñanza presencial. Tuvo como objetivos: conocer los elementos constitutivos de la formación de los profesores formadores entrelazados a la utilización de Tecnologías Digitales de Información y Comunicación y de Ambientes Virtuales y la influencia del uso de estos recursos para su práctica pedagógica en la enseñanza de las Matemáticas; identificar cómo los profesores formadores conciben los saberes tecnológicos, pedagógicos y matemáticos y cómo esto interfiere (o no) en sus acciones en la enseñanza de las Matemáticas; y, comprender y discutir el rol del Entorno Virtual de [Aprendizaje] como espacio de interacción y movilización de conocimientos en la formación de profesores formadores que enseñan Matemáticas en la modalidad presencial de docencia. La énfasis está en un proceso de formación de profesores que forman a otros docentes que enseñan Matemáticas en la modalidad de enseñanza presencial; por núcleo, un curso de formación continua como el locus de la producción de datos; como aporte teórico a la experiencia (GUÉRIOS, 2002; LARROSA, 2011), la interlocución (POWELL, 2006), la interacción (THOMPSON, 2004; PRIMO, 2008) y la movilización de conocimientos (CHARLOT, 2000, 2013) de contenidos matemáticos, pedagógicos, tecnológicos y sus intersecciones (SHULMAN, 1986, 2005; MISHRA y KOEHLER, 2006, 2008). Las participantes fueron seis profesoras que actúan en la formación docente y que enseñan Matemáticas en la modalidad de enseñanza presencial en instituciones públicas ubicadas en la ciudad de União da Vitória - Paraná, cuatro de ellas que actúan en un curso de Magisterio, una de ellas en la Licenciatura en Matemáticas y la otra en la Licenciatura en Pedagogía. La investigación mostró que las profesoras movilizaron conocimientos tecnológicos, pedagógicos, y los contenidos matemáticos y sus intersecciones. A partir de un concepto de experiencia e interacción entrelazada con el de movilización de y para los conocimientos, movimientos de interlocución (evaluativa, informativa, interpretativa y negociadora) se intensificaron y convergieron a la interacción (reactiva, mutua y mediada cara a cara), haciendo emerger la tríada tiempo, hábito y confianza como potenciadora de discusión del proceso docente, materializando el espacio virtual como espacio de y para la formación de docentes que actúan en la modalidad presencial de la docencia.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.subjectTecnologia de ponta e educaçaopt_BR
dc.subjectTecnologia da informaçãopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleO uso de ambientes virtuais na formação de professores formadores : possibilidades de interação entre professores dos cursos de magistério e das licenciaturas em matemática e em pedagogiapt_BR
dc.typeTese Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples