Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSchmidt, Maria Auxiliadora M. S. (Maria Auxiliadora Moreira dos Santos), 1948-pt_BR
dc.contributor.authorNascimento, Solange Maria do, 1964-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2022-04-05T17:55:49Z
dc.date.available2022-04-05T17:55:49Z
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/74627
dc.descriptionOrientadora: Prof.ª Dr.ª Maria Auxiliadora Schmidtpt_BR
dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 29/06/2021pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: A investigação de doutorado discute aprendizagem histórica e reflete sobre ela a partir do trabalho com textos de ficção histórica como fonte. O objetivo geral é investigar se a partir da perspectiva do professor de História a narrativa de ficção histórica permite aos estudantes do Ensino Fundamental II e Médio recuperar o lugar e as ações dos sujeitos da História na aprendizagem histórica. Como procedimento teórico que embasa a pesquisa foram utilizadas reflexões sobre o paradigma narrativístico; História da Literatura; categorias comuns a narrativas históricas e narrativas de ficção histórica; plausibilidade. Os autores que fundamentam as discussões são Jörn Rüsen (2001, 2010, 2012, 2014, 2015, 2016) no campo específico da Educação Histórica; Luiz Costa Lima (2006, 2018) e György Lukács (2011) para as reflexões sobre o romance histórico e a história da literatura. As questões de investigação foram elaboradas com a intenção de compreender qual o lugar dado por professores à narrativa de ficção histórica e perceber quais pressupostos teóricos os orientam quando trabalham com romances históricos como fontes e evidências históricas. Com o objetivo de responder aos questionamentos foram elaborados e aplicados estudos exploratórios e instrumentos de investigação respaldados por teorias da pesquisa qualitativa, com aplicação de instrumentos que continham questões pessoais, de compreensão de texto e exposição de conhecimentos específicos da História e da Literatura. O foco investigativo ocorreu com professores de História em uma pesquisa colaborativa seguindo os pressupostos defendidos por Ibiapina e Ferreira (2007) e Ibiapina (2008). O grupo colaborativo foi composto por cinco professores de História que atuam na Educação Básica, e que pertencem ao grupo de pesquisa ligado ao Laboratório de Pesquisa em Educação Histórica – LAPEDUH/UFPR. O resultado da pesquisa demonstra um trabalho intenso e profícuo dos professores na aplicação e sistematização dos pressupostos do campo de investigação da Educação Histórica em suas aulas. O trabalho com fontes como imagens, fotografias, documentos oficiais e textos canônicos, de um modo geral, é executado com maestria, porém quando a fonte é a ficção histórica são perceptíveis dificuldades, principalmente na validação da plausibilidade e na caracterização do texto como ficção histórica ou romance histórico.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This investigation discusses historic learning, using as basis the work within historic fiction texts as a resource. The main goal is to investigate if, from History's teachers perspective, the historic fiction allows Middle School and High School students to retake the place and actions from historic subjects. As a theoretical procedure the research is based on: reflections about narrative’s paradigm; history of Literature; common historic categories of narratives; and fictional history narratives. Authors that based the discussions: Jörn Rüsen (2001, 2011, 2012, 2014, 2015, 2016) at the Historical Education field mainly. Luiz Costa Lima (1991, 2006, 2018a, 2018b) and György Lukács (2011) regarding the reflections about historical romance and history’s literature. The investigation questions were elaborated to understand how teachers place history fiction narrative and how theoretical presumptions leads them when working with historic romances as a source and historic evidence. To respond this questions some exploratory and investigative studies were elaborated and applied. Based on quantitative research theories, the questionary used in this research included personal, text comprehension and specific knowledge about history and literature questions. The subjects are History teachers who worked in a collaborative manner, following the presumptions defined by Ibiapina and Ferreira (2007) and Ibiapina (2008). The collaborative group was composed by five Middle and High School History’s teachers. All of them also belong to the research group LAPEDUH/UFPR. The result of such research demonstrates an intense and fruitful work from teachers at the application and systematization of presumptions at the Historical Education on their classes. Their work, while using images, photography, official documents, and canonical texts, overall, is well executed. However, when the source is the historical fiction, the difficulties are more noticeable, specially at the plausibility validation and the characterization of history fiction and historical romance.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectProfessores de historiapt_BR
dc.subjectHistoria - Conhecimentos e aprendizagempt_BR
dc.subjectLiteraturapt_BR
dc.subjectFicção históricapt_BR
dc.subjectEstudantespt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleNarrativa histórica e narrativa de ficção histórica : perspectivas de professores de históriapt_BR
dc.typeTese Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples