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dc.contributor.advisorPereira, Ana Paula de Apt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especializaçao em Educação Infantilpt_BR
dc.creatorIlivinski, Solange de Fátimapt_BR
dc.date.accessioned2023-08-23T19:57:19Z
dc.date.available2023-08-23T19:57:19Z
dc.date.issued2001pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/74294
dc.descriptionOrientador : Ana Paula de A. Pereirapt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especializaçao em Educação Infantilpt_BR
dc.descriptionInclui bibliografiapt_BR
dc.description.abstractResumo : Este estudo é resultado do interesse em aprofundar conhecimentos sobre como está acontecendo a Inclusão de crianças com necessidades educacionais especiais nas instituições de Educação Infantil. Busca através da revisão de literatura informações sobre a origem e situação atual da Educação Infantil, da Educação Especial e do movimento pela inclusão, esclarecendo pontos confusos quanto ao emprego dos termos Integração, Inclusão e Necessidades Educacionais Especiais. Apresenta a educação inclusiva no Estado do Paraná e o que está previsto de inclusão para o atendimento de crianças da faixa etária de O a 6 anos de idade, na Declaração de Salamanca,.nos Referenciais Curriculares Nacionais da Educação Infantil, no documento preliminar da Política de Educação Inclusiva para os Estado do Paraná, na Proposta Pedagógica e no Manual de Orientações e Procedimentos Administrativos dos Centros de Educação Infantil do município de Curitiba. Finalmente, pensando em contribuir com os profissionais da Educação Infantil, é apresentado um estudo de caso de uma criança com Síndrome de Down, cujo trabalho foi acompanhado por durante seis anos . A análise dos resultados desta pesquisa apontam que há muito por fazer em busca de um sistema de ensino inclusivo, e para que as propostas de Educação para Todos e uma escola de qualidade aconteçam de fato, são necessárias definições de recursos de politicas públicas, e isto depende principalmente da vontade politica. Espera-se com este estudo despertar o interesse das pessoas envolvidas no trabalho com a Educação Infanti a buscarem novas pesquisas sobre a inclusão de crianças com necessidades educacionais especiais neste âmbito de ensino.pt_BR
dc.format.extent62f.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectInclusão socialpt_BR
dc.subjectEducação de criançaspt_BR
dc.titleA inclusão na educação infantilpt_BR
dc.typeTCC Especializaçãopt_BR


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