dc.contributor.advisor | Pereira, Ana Paula de A | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especializaçao em Educação Infantil | pt_BR |
dc.creator | Ilivinski, Solange de Fátima | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-08-23T19:57:19Z | |
dc.date.available | 2023-08-23T19:57:19Z | |
dc.date.issued | 2001 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/74294 | |
dc.description | Orientador : Ana Paula de A. Pereira | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especializaçao em Educação Infantil | pt_BR |
dc.description | Inclui bibliografia | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : Este estudo é resultado do interesse em aprofundar conhecimentos sobre como está acontecendo a Inclusão de crianças com necessidades educacionais especiais nas instituições de Educação Infantil. Busca através da revisão de literatura informações sobre a origem e situação atual da Educação Infantil, da Educação Especial e do movimento pela inclusão, esclarecendo pontos confusos quanto ao emprego dos termos Integração, Inclusão e Necessidades Educacionais Especiais. Apresenta a educação inclusiva no Estado do Paraná e o que está previsto de inclusão para o atendimento de crianças da faixa etária de O a 6 anos de idade, na Declaração de Salamanca,.nos Referenciais Curriculares Nacionais da Educação Infantil, no documento preliminar da Política de Educação Inclusiva para os Estado do Paraná, na Proposta Pedagógica e no Manual de Orientações e Procedimentos Administrativos dos Centros de Educação Infantil do município de Curitiba. Finalmente, pensando em contribuir com os profissionais da Educação Infantil, é apresentado um estudo de caso de uma criança com Síndrome de Down, cujo trabalho foi acompanhado por durante seis anos . A análise dos resultados desta pesquisa apontam que há muito por fazer em busca de um sistema de ensino inclusivo, e para que as propostas de Educação para Todos e uma escola de qualidade aconteçam de fato, são necessárias definições de recursos de politicas públicas, e isto depende principalmente da vontade politica. Espera-se com este estudo despertar o interesse das pessoas envolvidas no trabalho com a Educação Infanti a buscarem novas pesquisas sobre a inclusão de crianças com necessidades educacionais especiais neste âmbito de ensino. | pt_BR |
dc.format.extent | 62f. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Inclusão social | pt_BR |
dc.subject | Educação de crianças | pt_BR |
dc.title | A inclusão na educação infantil | pt_BR |
dc.type | TCC Especialização | pt_BR |