De espectadores a protagonistas : um projeto de formação continuada que dá voz aos professores da educação infantil
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Data
2021Autor
Nascimento, Simone Maria de Bastos, 1974-
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Resumo: Esta tese foi elaborada na linha de pesquisa Processos Psicológicos em ContextosEducacionais. Apresenta como objeto de estudo a formação continuada deprofessores da Educação Infantil, com ênfase na apropriação dos conceitos teóricopráticosorientadores de suas práticas, fundamentando-se nos pressupostos daTeoria Histórico-Cultural. A pesquisa também se respalda no princípio de que essaformação é um elemento essencial que visa possibilitar ao docente repensar suaação, de modo a permitir que tenha clareza dos pressupostos teóricos que aorientam e que devem estar alinhados ao contexto docente e às demandas atuais.Este trabalho problematiza de que maneira a formação continuada tem contribuídopara o protagonismo do professor. Assim, empreendemos um projeto de intervençãopara a formação continuada, cujo objetivo geral foi compreender o protagonismo dosprofessores da Educação Infantil por meio do referido projeto com fundamento naTeoria Histórico-Cultural. Como objetivos específicos, demarcamos: evidenciaraspectos históricos e legais referentes à formação dos professores da EducaçãoInfantil; discutir os pressupostos teóricos vigotskianos orientadores da pesquisa;identificar as concepções teóricas e práticas dos professores da Educação Infantilparticipantes da pesquisa; propor um espaço de discussão e reflexão para oprofessor ressignificar seus saberes docentes e compreender os desafios e tensõesda formação continuada dos professores dessa etapa de ensino. Trata-se de umestudo qualitativo, pautado nos pressupostos da pesquisa participante; comoinstrumento de produção de dados, utilizamos um questionário semiestruturado comquestões abertas, encontros virtuais semanais que geraram discussões e olevantamento de uma problemática de interesse dos participantes. Além dasreflexões nos encontros virtuais, aconteceu o assessoramento individual aosparticipantes para a elaboração e execução do plano de ação, de acordo com aproblemática trazida por eles. Os locais da pesquisa foram uma escola municipalcom classes de Educação Infantil, que atendem crianças de 4 e 5 anos de idade, eum centro municipal, que atende crianças de 6 meses a 5 anos de idade, com o totalde 13 professoras. Os dados foram levantados no ano de 2020 e analisados comsuporte nas categorias temáticas: 1) fundamentos das professoras da EducaçãoInfantil nas narrativas das participantes: nesse grupo, trazemos as narrativas sobrecriança, infância, aprendizagem, desenvolvimento, mediação, vivência e experiência;2) formação continuada: nesse grupo, discutimos as trajetórias de formaçãocontinuada, desafios e contribuições da pesquisa participante. Por fim,depreendemos que um programa de formação continuada com base nospressupostos da pesquisa participante, articulado às demandas e ao contextodocente, permite aos professores revisitar seus conhecimentos, ressignificar práticase motivar a busca pela transformação; ao torná-los protagonistas do processo deformação, verificamos que houve a atribuição de um sentimento de pertencimento,pois os docentes se sentiram acolhidos e suas demandas foram supridas. Abstract: This thesis was elaborated in the research line Psychological Processes inEducational Contexts. It presents as object of study the continuous formation ofteachers of Early Childhood Education, with emphasis on the appropriation of thetheoretical-practical concepts guiding their practices, being based on theassumptions of the Historical-Cultural Theory. The research is also based on theprinciple that this training is an essential element that aims to enable teachers torethink their action, in order to allow clarity of the theoretical assumptions that guide itand that must be aligned with the teaching context and current demands. This workproblematizes how the continued formation has contributed to the protagonism of theteacher. Thus, we undertook an intervention project for continued formation, whosegeneral objective was to understand the protagonism of Early Childhood Educationteachers through the aforementioned project based on the Historical-Cultural Theory.As specific objectives, we demarcate: to highlight historical and legal aspects relatedto the formation of Early Childhood Education teachers; to discuss the theoreticalassumptions guiding Vigotskian research; identify the theoretical and practicalconceptions of the teachers of Early Childhood Education participating in theresearch; propose a space for discussion and reflection for teachers to re-signify theirteaching knowledge and understanding the challenges and tensions of the continuingtraining of teachers of this level of education. This is a qualitative study, based on theassumptions of the participating research; as an instrument of data production, weuse a semi-structured questionnaire with open questions, weekly virtual meeting thatgenerated discussions and the survey of a problem of interest of the participants. Inaddition to the reflections in the virtual meeting, there was individual advice to theparticipants for the elaboration and implementation of the action plan, according tothe problem brought by them. The research sites were a municipal school with EarlyChildhood Education classes, which serve children aged 4 and 5, and a municipalcenter, which serves children aged 6 months to 5 years, with a total of 13 teachers.The data were collected in 2020 and analyzed with support in the thematiccategories: 1) Fundamentals of Early Childhood Education teachers in theparticipants' narratives: in this group, we bring the narratives about children,childhood, learning, development, mediation, experience and experience; 2)continuing education: in this group, we discuss the trajectories of continuingeducation, challenges and contributions of the participating research. Finally, weconclude that a continuing training program based on the assumptions ofparticipating research, articulated to the demands and to the teaching context, allowsteachers to revisit their knowledge, re-signify practices and motivate the search fortransformation; By making them protagonists of the formation process, we found thatthere was the attribution of a feeling of belonging, because the teachers feltwelcomed and their demands were met.
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