Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorHaracemiv, Sonia Maria Chaves, 1950-pt_BR
dc.contributor.authorMilek, Emanuelle, 1984-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2022-04-06T12:59:13Z
dc.date.available2022-04-06T12:59:13Z
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/74255
dc.descriptionOrientadora: Profª Dra. Sonia Maria Chaves Haracemivpt_BR
dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 01/12/2021pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: Frente às mudanças, advindas com a homologação do documento da Base Nacional Comum Curricular, o qual define, em caráter normativo, o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais aos educandos ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica, definiu-se a temática da presente pesquisa que investigou os saberes e fazeres docentes necessários para atuar na área de Linguagens e suas Tecnologias. O estudo compreendeu a comparação das mudanças conceptuais propostas pela BNCC em relação aos Parâmetros Curriculares Nacionais da Língua Portuguesa para o Ensino Médio, buscando identificar, na referida área, as competências e habilidades referentes à especificidade dos campos de atuação. A pesquisa, em sua realidade empírica, caracterizada no modelo teórico-prático, de natureza qualitativa, com abordagem exploratório-descritiva, apresentou uma estrutura interpretativa, com epistemologia construtivista, onde a realidade é construída em conjunto, pesquisadores e pesquisados, a partir das experiências individuais. Foi traçado o perfil, a formação e a organização do trabalho dos docentes que atuam na área de Linguagens e suas Tecnologias, nas disciplinas de Arte, Educação Física, Língua Inglesa e Língua Portuguesa. Para tanto, foi enviado via online, devido à pandemia da Covid-19, um questionário diagnóstico, cujos dados subsidiaram o planejamento e desenvolvimento da oficina didático-pedagógica intitulada: O Saber-Fazer Didático, bem como a produção de um livro (e-book), com os docentes participantes do estudo. Caracterizada como pesquisa-ação, com referencial de Tripp (2005), o estudo despertou a autorreflexão sobre as práticas e promoveu mudanças atitudinais dos docentes e da cultura escolar. Seguindo a epistemologia interpretativista, a realização da análise de dados seguiu as orientações metodológicas de Thiollent (1986) para pesquisa-ação. O próprio processo de pesquisa possibilitou o aprimoramento de práticas, ferramentas de atuação e modificações, de modo transformador, desvelando saberes e fazeres docentes necessários para atuar interdisciplinarmente. A análise de dados fundamentou-se na Análise de Discurso, Orlandi (2020), como recurso metodológico para tratar a palavra como prática de linguagem, a língua enquanto trabalho simbólico que parte do trabalho social geral, constitutivo do homem e da sua história. Tendo como resultado, a construção conjunta e colaborativa, de uma Matriz de Referência Anual para o Ensino Médio, de forma a atender as competências específicas e habilidades da área de Linguagens e suas Tecnologias da BNCC, em dialogicidade com os Campos de Atuação.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: In view of the changes arising from the approval of the document of the Brazilian Common Core Curriculum (Base Nacional Comum Curricular - BNCC), which defines, in a normative character, the organic and progressive set of essential learning for students throughout the stages and modalities of Basic Education, it was defined the theme of this research, which investigated the necessary knowledge and teaching practices to work in Languages and their Technologies. The study comprised the comparison of the conceptual changes proposed by the BNCC in relation to the National Curriculum Parameters of the Portuguese Language for High School; and then identified, in Languages and their Technologies, the competences and abilities related to the specificity of the fields of action. Finally, it investigated the profile, education and work organization of each teacher who works in High School, in the area of Languages and their Technologies, through a diagnostic questionnaire, and then a didactic-pedagogical workshop was developed: The Didactic Know-How, in book format (e-book), with the professors who compose the area. Resulting in, of a joint and collaborative construction, the Annual Reference Matrix for High School. The research, in its empirical reality, is characterized in the theoretical-practical model, qualitative in nature, with an exploratory-descriptive approach. It presented an interpretive structure, constructivist epistemology, where reality is built together, researchers and researched, shaped by individual experiences. Its philosophical presupposition was the epistemological one, in which the researcher came closest to the participants. Characterized as action research, it awakened self-reflection on practices and promoted attitudinal changes in teachers and in school culture. It employed, as a qualitative research procedure, the inductive, emergent logic shaped by the researchers' experience in data collection and analysis. Following the interpretive epistemology, it was used the Discourse Analysis, Orlandi (2020), as a methodological resource to treat the word as a language practice, language as a symbolic work that starts from the general social work, constitutive of man and his history. To perform the data analysis, the methodological guidelines of Thiollent (1986) were followed, in which participation, in action research, represented the involvement of researchers. Finally, according to Tripp’s (2005) directions, a strategy for the training of teachers and researchers was obtained from the work with action research, so that they used the research itself as an improvement of practices, it was an action and process modification tool, and still, transformative, unveiled the knowledge and teaching practices necessary to act, interdisciplinary, in the area of Languages and their Technologies, as well as in the teaching of Portuguese Language in High School.pt_BR
dc.description.abstractResumen: Ante los cambios derivados de la homologación del documento de la Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que define, con carácter normativo, el conjunto orgánico y progresivo de aprendizajes esenciales para los estudiantes a lo largo de las etapas y modalidades de la Educación Básica, se definió el tema de esta investigación que examinó los conocimientos y prácticas docentes necesarios para trabajar en el área de Lengua y sus Tecnologías. El estudio incluyó la comparación de los cambios conceptuales propuestos por la BNCC con relación a los Parámetros Curriculares Nacionales de la Lengua Portuguesa para la Enseñanza Secundaria. Se investigó el perfil, la formación y la organización laboral de cada docente que trabaja en el área, por medio de un cuestionario de diagnóstico, y luego se desarrolló un taller didáctico-pedagógico - El Saber Hacer Didáctico -, en formato de libro electrónico, con los profesores. Como resultado, de una construcción conjunta y colaborativa, se llegó a la Matriz de Referencia Anual de la Enseñanza Secundaria, de acuerdo con las competencias y habilidades específicas en el área de Lengua y sus Tecnologías en la BNCC de forma dialógica con los Campos de Acción. La investigación, en su realidad empírica, caracterizada en el modelo teórico-práctico, de naturaleza cualitativa, con un enfoque exploratorio-descriptivo, presentó una estructura interpretativa, epistemología constructivista, en la que la realidad se construye en conjunto, investigadores e investigados, moldeados por experiencias individuales. Su supuesto filosófico fue el epistemológico, en el que el investigador se acercó más a los participantes. Empleó, como procedimiento de investigación cualitativa, la lógica inductiva emergente moldeada por la experiencia de los investigadores en la recolección y análisis de datos. Siguiendo la epistemología interpretativa (Orlandi, 2020), utilizó el Análisis del Discurso como recurso metodológico para tratar la palabra como práctica del lenguaje y el lenguaje como trabajo simbólico que parte del trabajo social general, constitutivo del hombre y su historia. Para realizar el análisis de datos, se siguieron los lineamientos metodológicos de Thiollent (1986), en los cuales la participación, en la investigación acción, representó la implicación de los investigadores. Finalmente, de acuerdo con las orientaciones de Tripp (2005), a partir del trabajo con investigación-acción se obtuvo una estrategia para la formación de docentes e investigadores, de tal manera que utilizaron la investigación en sí misma como una mejora de prácticas, fue una herramienta de acción y modificación de procesos y, aún transformadora, dio a conocer los conocimientos y prácticas docentes necesarios para actuar, de manera interdisciplinar.pt_BR
dc.format.extent1 arquivo ([254] p.) : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectLíngua portuguesa - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectProfessorespt_BR
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.subjectTecnologia de ponta e educaçaopt_BR
dc.subjectBase Nacional Comum Curricularpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleSaber fazer docente de língua portuguesa e a Base Nacional Comum Curricularpt_BR
dc.typeTese Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples