Relações interpessoais e valores humanos na escola : uma inserção ecológica
Resumo
Resumo: A presente tese almeja contribuir para a compreensão das relações interpessoais de adolescentes aprendizes com os diversos ambientes bioecológicos com os quais eles interagem. Ela faz parte do escopo As Relações Interpessoais na Escola, que se iniciou com as pesquisas de Mestrado, de cunho teórico, e subsequente pesquisa de campo, no Doutorado, recomendada e aprovada pela banca de defesa de Mestrado, em 2015, por meio do processo de up grade (Capes/UFPR). O foco principal da presente pesquisa reside na investigação qualitativa de como adolescentes aprendizes compreendem as relações interpessoais fundadas em valores humanos como fatores de prevenção de violências na escola. Ela ancora-se no aporte teórico da Bioecologia do Desenvolvimento Humano, de Bronfenbrenner (2011) e no método de pesquisa em contexto, da Inserção Ecológica, proposto por Cecconello e Koller (2003). Os participantes da pesquisa foram oito adolescentes, entre 14 e 17 anos, integrantes do programa jovem aprendiz, realizado na instituição formadora coparticipante da pesquisa, em Curitiba. A coleta de dados foi feita por meio de: a) entrevistas semiestruturadas, com perguntas abertas; b) observações etnográficas; c) dados demográficos sobre os estudantes e respectivas famílias. A análise dos dados foi realizada com o aporte teórico da Análise de Conteúdo, de Bardin (2016) e por técnicas estatísticas, com suporte dos softwares IRAMUTEQ e NVIVO. Adicionalmente, foram efetuadas revisões sistematizadas de literatura sobre as teorias de base e subjacentes, com apoio do software Bibliometrix, de Aria e Cuccurullo (2017). Os resultados mostram que o presente estudo contribui para a compreensão da dinâmica das relações interpessoais dos adolescentes. Mais que isso, os dados revelam o papel central da mãe no processo de desenvolvimento de crianças e adolescentes e na vida dos integrantes da família, de maneira dinâmica e abrangente. As respostas dos adolescentes evidenciam a validação ecológica dos valores humanos apreendidos na família e a aplicação desses valores nos processos proximais que estabelecem ao longo do ciclo vital. A centralidade da mãe nas relações familiares e seus efeitos para a vida dos filhos no decorrer da vida indica a urgência de políticas públicas que fomentem o cuidado, a formação e o desenvolvimento de uma cultura focada no desenvolvimento integral de mães, especialmente nas camadas menos favorecidas, como foi amplamente discutido e devidamente fundamentado nesta tese. Abstract: This doctoral thesis aimed to contribute to the understanding of the interpersonal relationships of adolescent learners with the various bioecological environments where they interact. It is part of the Interpersonal Relations at School scope, which began in the master's research, which was a theoretical study. After being approved in 2015, through an upgrade process (Capes / UFPR), it became an empirical study after accepting the recommendation of the Examination board of Masters' program. The focus of the present research is the qualitative investigation of how adolescent learners understand interpersonal relationships based on human values as factors of violence prevention in school. It is based on Bronfenbrenner's (2011) Bioecological theory of human development and on the Ecological Insertion method of contextual research, which was proposed by Cecconello and Koller (2003). The participants of the research were eight teenagers, between 14 and 17 years old. They were members of the Young Apprentice Program that was held at a co-participating educational institution, in Curitiba. Data were collected through a) semi-structured interviews with open questions; b) ethnographic observations; c) demographic data on students and their families. Data analysis was performed using Bardin's (2016) Theory of Content Analysis and statistical techniques, supported by IRAMUTEQ and NVIVO software. Additionally, systematic literature reviews of the underlying and underlying theories were performed, supported by the Bibliometrix software, by Aria and Cuccurullo (2017). Firstly, the results showed that this study contributed to the understanding of the dynamics of interpersonal relationships among adolescents. More than that, the data reveal the central role of mothers in the process of development of children and adolescents. Mothers' role was also important in the lives of family members, in a dynamic and comprehensive way. The adolescents' responses showed the ecological validation of human values, learned in family, and the application of these values in the proximal processes, that they established throughout the vital cycle. It was widely discussed and duly substantiated in this doctoral thesis the centrality of the mother in family relationships and their effects on the lives of their children, throughout their lives. Secondly, the research indicates the urgency of public policies, which are important to foster the care, formation, and development of a culture focused on the integral development of mothers, especially in the underprivileged groups. Resumen: Esta tesis tiene como objetivo contribuir con la comprensión de las relaciones interpersonales de los estudiantes adolescentes con los diversos entornos bioecológicos con los que interactúan. Es parte de la esfera teórica de las relaciones interpersonales en la escuela, que comenzó con la investigación del Máster, de naturaleza teórica, y la posterior investigación de campo, en el Doctorado, recomendado y aprobado por la Junta de Defensa del Máster, en 2015, a través del proceso up grade (Capes / UFPR). El objetivo principal de esta investigación es la investigación cualitativa de la comprensión de los estudiantes adolescentes sobre las relaciones interpersonales basadas en los valores humanos como factores de prevención de la violencia en la escuela. Se basa en la Teoría de la Bioecología del Desarrollo Humano de Bronfenbrenner (2011) y em el método de Inserción Ecológica de la investigación contextual propuesta por Cecconello y Koller (2003). Los participantes de la investigación fueron ocho adolescentes, entre 14 y 17 años, miembros del programa de jóvenes aprendices, realizado en la institución educativa coparticipante de la investigación, en Curitiba. Los datos fueron recolectados a través de: a) entrevistas semiestructuradas con preguntas abiertas; b) observaciones etnográficas; c) datos demográficos sobre estudiantes y sus familias. El análisis de datos se realizó utilizando la teoría de análisis de contenido Bardin (2016) y técnicas estadísticas respaldadas por los softwares IRAMUTEQ y NVIVO. Además, se realizaron revisiones sistemáticas de la literatura de las teorías basilares y subyacentes, respaldadas por el software Bibliometrix, de Aria y Cuccurullo (2017). Los resultados muestran que este estudio contribuye a la comprensión de la dinámica de las relaciones interpersonales entre los adolescentes. Más que eso, los datos revelan el papel central de la madre en el proceso de desarrollo de niños y adolescentes y en la vida de los miembros de la familia, de una manera dinámica e integral. Las respuestas de los adolescentes muestran la validación ecológica de los valores humanos aprendidos en la familia y la aplicación de estos valores en los procesos proximales que ellos establecen a lo largo del ciclo de vida. La centralidad de la madre en las relaciones familiares y sus efectos en la vida de sus hijos a lo largo de sus vidas indica la urgencia de las políticas públicas que fomentan el cuidado, la formación y el desarrollo de una cultura centrada en el desarrollo integral de las madres, especialmente en los grupos desfavorecidos, como fue ampliamente discutido y debidamente justificado en esta tesis.
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