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    Os epigramas de Filodemo de Gádara : introdução, tradução e comentários

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    R - T - LEONARDO TEIXEIRA DE OLIVEIRA.pdf (2.961Mb)
    Data
    2021
    Autor
    Oliveira, Leonardo Teixeira de, 1986-
    Metadata
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    Resumo
    Resumo: Esta tese apresenta uma tradução, antecedida por uma introdução e acompanhada de comentários, dos trinta e oito epigramas editados por David Sider (1997) para o corpus poético de Filodemo de Gádara (c. 110 - c. 40 a.C.). Após uma apresentação, a introdução é composta de um primeiro capítulo em que são reunidos os testemunhos biográficos a respeito do autor. Em um segundo capítulo, são antecipados alguns conceitos de arte poética a partir do tratado de poesia ("Sobre Poemas") de Filodemo à luz da sua atividade poética, além de ser apresentada uma introdução ao gênero poético do epigrama e dos temas mais representativos da poesia do autor. Em um terceiro capítulo, por fim, alguns temas de sua poesia são situados à luz do epicurismo. Nas traduções dos epigramas para a língua portuguesa - até então inédita em sua totalidade -, são privilegiadas, basicamente, correspondências semânticas a partir do estudo filológico apresentado após cada poema. De modo geral, três afirmações guiam este trabalho: 1) Embora Sider (1997), em sua edição, tenha aceitado o desafio de conciliar a visão epicurista de Filodemo com a sua prática poética e tenha pressuposto tal convergência, defendo que, nos epigramas de Filodemo, a tradição poética tem prerrogativa sobre a filosófica, pois, como o próprio autor defende em seu tratado de poesia, é através de uma autoinserção na tradição poética, e não filosófica, que a poesia se justifica em sua excelência. 2) Na tradição poética de Filodemo, dois modelos merecem ser explorados com grande valor de procedência: a) a influência estrutural do "epigramaparadoxo" descrito por Denis Feeney (2009); e b) a influência tópica, em primeiro lugar, do conterrâneo Meleagro de Gádara (fl. século I a.C.) e, em segundo, de Asclepíades de Samos (c. 320 a.C.; fl. 270 a.C.), mesmo que Filodemo busque originalidade desconstruindo os seus modelos e os guiando para direções inesperadas. 3) Na figura retórica do aprosdókéton ("inesperado"), Filodemo muitas vezes aponta para um conteúdo não dito a ser completado pela experiência subjetiva do ouvinte/leitor, o que marca um discurso poético excepcional e muito destacado do filosófico tal como observável em seus tratados.
     
    Abstract: This thesis presents a translation, preceded by an introduction and accompanied by comments, of the thirty-eight epigrams edited by David Sider (1997) for the poetic corpus of Philodemus of Gadara (c. 110 - c. 40 BC). After a presentation, the introduction consists of a first chapter in which the biographical testimonies about the author are gathered. In a second chapter, some concepts of poetic art are anticipated from the poetry treatise ("On Poems") by Philodemus in the light of his poetic activity, in addition to an introduction to the poetic genre of the epigram and the most representative themes of the author's poetry. Finally, in a third chapter, some themes of his poetry are placed in the light of Epicureanism. In the translations of the epigrams into Portuguese - hitherto unpublished in its entirety -, semantic correspondences based on the philological study presented after each poem are basically favored. Overall, three statements guide this work:: 1) Although Sider (1997), in its edition, accepted the challenge of reconciling Philodemus' Epicurean vision with his poetic practice and presupposed such convergence, I argue that, in In Philodemus' epigrams, the poetic tradition has a prerogative over the philosophical one, because, as the author himself defends in his treatise on poetry, it is through a self-insertion in the poetic tradition, rather than philosophical, that poetry is justified in its excellence. 2) In the poetic tradition of Philodemus, two models deserve to be explored with great provenance value: a) the structural influence of the "paradox-epigram" described by Denis Feeney (2009); and b) the topical influence, first, of fellow countryman Meleager of Gadara (1st century BC) and, secondly, of Asclepiades of Samos (c. 320 BC; fl. 270 BC), even though Philodemus seeks originality by deconstructing his models and guiding them into unexpected directions. 3) In the rhetorical figure of aprosdókéton ("unexpected"), Philodemus often points to an unspoken content to be completed by the subjective experience of the listener/reader, which marks an exceptional and very detached poetic discourse from the philosophical one, as observable in his treatises.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/73847
    Collections
    • Teses [230]

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