Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorDouettes, Brenno Barros, 1980-pt_BR
dc.contributor.authorDelek, Claudia Maria, 1977-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Curso de Licenciatura em Letras Libraspt_BR
dc.date.accessioned2022-03-04T19:13:29Z
dc.date.available2022-03-04T19:13:29Z
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/73700
dc.descriptionOrientador: Prof. Ms. Brenno Barros Douettespt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Licenciatura em Letras Libraspt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 24-25pt_BR
dc.description.abstractResumo: O presente artigo analisa se os cursos de Libras preparam seus alunos para atuar como intérpretes educacionais. Para tanto, foi realizada uma pesquisa documental e analisados os conteúdos programáticos de três cursos de Libras, comparando-os. A partir da discussão realizada, alguns resultados podem ser destacados: em primeiro lugar, o intérprete iniciante não possui conhecimento da língua na área educacional, mesmo assim interpretando os sinais que aprendeu em espaços como igrejas, cursos (básico, intermediário e avançado) e outros; a formação para intérpretes que optam em atuar na área educacional deve tratar, além das questões da fluência da língua de sinais, de aspectos que dizem respeito à função da escola, bem como ao papel da mediação pedagógica no processo de apropriação de conhecimentos do aluno surdo; seu trabalho pode ou não prejudicar os alunos surdos; os alunos surdos sentem-se marginalizados pela atuação com pouco vocabulário do intérprete.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectSurdos - Educaçãopt_BR
dc.subjectLIBRAS (Lingua Brasileira de Sinais)pt_BR
dc.subjectinterpretes para surdospt_BR
dc.titleInício da profissão do intérprete no contexto educacionalpt_BR
dc.typeMonografia Graduação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples