dc.contributor.advisor | Douettes, Brenno Barros, 1980- | pt_BR |
dc.contributor.author | Delek, Claudia Maria, 1977- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Curso de Licenciatura em Letras Libras | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-03-04T19:13:29Z | |
dc.date.available | 2022-03-04T19:13:29Z | |
dc.date.issued | 2019 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/73700 | |
dc.description | Orientador: Prof. Ms. Brenno Barros Douettes | pt_BR |
dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Licenciatura em Letras Libras | pt_BR |
dc.description | Inclui referências: p. 24-25 | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: O presente artigo analisa se os cursos de Libras preparam seus alunos para atuar como intérpretes educacionais. Para tanto, foi realizada uma pesquisa documental e analisados os conteúdos programáticos de três cursos de Libras, comparando-os. A partir da discussão realizada, alguns resultados podem ser destacados: em primeiro lugar, o intérprete iniciante não possui conhecimento da língua na área educacional, mesmo assim interpretando os sinais que aprendeu em espaços como igrejas, cursos (básico, intermediário e avançado) e outros; a formação para intérpretes que optam em atuar na área educacional deve tratar, além das questões da fluência da língua de sinais, de aspectos que dizem respeito à função da escola, bem como ao papel da mediação pedagógica no processo de apropriação de conhecimentos do aluno surdo; seu trabalho pode ou não prejudicar os alunos surdos; os alunos surdos sentem-se marginalizados pela atuação com pouco vocabulário do intérprete. | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Surdos - Educação | pt_BR |
dc.subject | LIBRAS (Lingua Brasileira de Sinais) | pt_BR |
dc.subject | interpretes para surdos | pt_BR |
dc.title | Início da profissão do intérprete no contexto educacional | pt_BR |
dc.type | Monografia Graduação Digital | pt_BR |