• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016016P7 Programa de Pós-Graduação em Letras
    • Teses
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016016P7 Programa de Pós-Graduação em Letras
    • Teses
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Norma e transgressão no romance Clube da Luta (1996), de Chuck Palahniuk : o imaginário da transformação e o real do capital

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - T - JOACY GHIZZI NETO.pdf (22.35Mb)
    Data
    2021
    Autor
    Ghizzi Neto, Joacy, 1987-
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: A pesquisa desta tese tem como objeto o romance Clube da luta (2012) / (Fight club, 1996), de Chuck Palahniuk. A fim de investigar a dinâmica da contestação e da conformação, bem como da imaginação e dos imaginários que engendram tal conflito, o trabalho articula três eixos: a comunidade (cap. 1), a utopia (cap. 2) e a violência (cap. 3). Ao mesmo tempo, a tese entende que as possibilidades de transformação são interditadas quando os projetos na narrativa analisada acabam por promover repetição e conservação, o que no trabalho se desdobra na leitura acerca da imunidade (cap. 1), da distopia (cap. 2) e da exploração (cap. 3). Assim, a tese percorre com a narrativa do romance a saga do narrador-protagonista no sentido da imunidade, sendo as tensões entre comunidade e sociedade promovidas pelas aparentes rupturas na vida do personagem; no sentido da distopia, quando mudanças de espaço na narrativa parecem carregar sempre o mesmo não-lugar onde habita o personagem; e no sentido da exploração, sendo que toda violência espetacular das lutas e intervenções urbanas narradas estavam a serviço da violência do real do capital, o lucro. Os principais pensadores mobilizados para tal leitura foram Jean-Luc Nancy, Giorgio Agamben e Roberto Esposito em torno do debate sobre os comunitarismos; bem como Massimo Cacciari sobre o problema do lugar, e também Slavoj Zizek, Alain Badiou e João Bernardo no sentido da questão do real da exploração. O fio que promove o corte crítico e o encadeamento dos eixos da tese é uma leitura, com o pensamento do filósofo Vladimir Safatle, acerca da economia libidinal dos afetos da revolta e do poder pastoral. A partir da obra O circuito dos afetos, a tese entende que os enunciados rebeldes do narrador-protagonista e seu duplo Tyler Durden não são críticas radicais ao establishment, mas sim modalidades estético-políticas de anomia administrada pelas novas configurações do poder pós-1968.
     
    Abstract: This research thesis has as its object the novel Clube da luta (2012) / (Fight club, 1996), by Chuck Palahniuk. In order to examine the dynamics of contestation and conformation, as well as the imagination and imaginaries that engender such conflict, it postulates three pillars: community (ch. 1), utopia (ch. 2) and violence (ch. 3). These are woven together by a common thread of repetition and conservation, unfolded through immunity (ch. 1), dystopia (ch. 2) and exploitation (ch. 3). Thus, the thesis explores the novel's narrative with the saga of the narrator-protagonist firstly through immunity, being the tensions between community and society promoted by the apparent ruptures in the character's life; secondly through dystopia, as in the changes of space in the narrative always seem to carry on in the same vein; and lastly, through exploitation, considering that all violence is at the service of the real capital, profit. Key thinkers Jean-Luc Nancy, Giorgio Agamben and Roberto Esposito provide the lens to enable the debate on communitarianism; as well as Massimo Cacciari on the problem of the place, and Slavoj Zizek, Alain Badiou and João Bernardo inform the issue of real exploitation, violence. The critical element that links all pillars is the thought of philosopher Vladimir Safatle, about the libidinal economy of affects, in his work O circuito dos afetos (2019). It highlights this thesis' argument that the rebellious enunciations of the narrator-protagonist are not radical critiques of the establishment, but modalities of administered anomie by the new aesthetic-political configurations of post-1968 power.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/73614
    Collections
    • Teses [230]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV