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dc.contributor.advisorCorrêa, Ronaldo de Oliveira, 1974-pt_BR
dc.contributor.authorLima, Thais Dyck dos Santos, 1992-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em Designpt_BR
dc.date.accessioned2022-03-22T15:53:04Z
dc.date.available2022-03-22T15:53:04Z
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/73402
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Ronaldo de Oliveira Corrêapt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Programa de Pós-Graduação em Design. Defesa : Curitiba, 27/08/2021pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 113-117pt_BR
dc.description.abstractResumo: Neste trabalho tenho como objetivo compreender como as coisas que rodeiam a designer Mariah Salomão Viana, acionam memórias que exercem agência e são agenciadas em meio aos processos criativos e de desenvolvimento de peças da marca de moda local curitibana, NovoLouvre. Atento às materialidades das relações, apresentando, a partir dessas, a empresa, a interlocutora, os artefatos e os modos de fazer mapeados neste espaço. Para tanto, tomo como objetos de análise, em especial, os arquivos privados e familiares da designer, seus objetos-como-memória, narrativas e documentos referentes aos processos projetuais das roupas da marca. Os recursos de desenvolvimento metodológicos aplicados baseiam-se, portanto, em revisões bibliográficas, pesquisa empírica por meio de estudo de caso e entrevistas narrativas aos modos da História Oral. Tensiono essas narrativas justapondo-as às análises de artefatos e documentos, com a finalidade de compreender os sentidos atribuídos nos atos criativos aqui contemplados. Por fim, demonstro que as coisas acionam memórias que agenciam o existir de materialidades inéditas que, por sua vez, citam, transpõem e atualizam essas lembranças.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: In this work, I aim to understand how the things surrounding Mariah Salomão Viana, Fashion Designer, trigger memories that exercise agency and are objects of agency throughout the creative process and garment design of NovoLouvre, a local fashion brand from Curitiba. In this sense, I shed light to the materiality of relations by presenting the company, the interlocutor, the artifacts and the "ways of making" mapped inside this spectrum. For this purpose, I take as objects of analysis: the designer's private and family files, objects-as-memories, narratives and documents related to the NovoLouvre's clothing design process. The methodological development resources applied are based, therefore, on bibliographical reviews, empirical research (through case study) and narrative interviews by an Oral History approach. I tension those narratives juxtaposing them with the analysis of artifacts and documents, intending to comprehend the meanings attributed to the creative acts here described. At the end, I demonstrate that things trigger memories that exercise agency on the existence of unpreceded materialities which, by its turn, cite, transpose and update these same memories.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectModa - Designpt_BR
dc.subjectCultura materialpt_BR
dc.subjectCriatividadept_BR
dc.subjectMemoriapt_BR
dc.titleMemórias e agenciamentos nos processos criativos : as materialidades e o design da marca de moda local Curitiba, Novolouvrept_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


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