Questionário Jogos Cooperativos (QJC) : evidências de validade e fidedignidade no contexto da educação física escolar
Resumo
Resumo: O instrumento Questionário Jogos Cooperativos (QJC) foi elaborado com a intenção de investigar o conhecimento docente de jogos cooperativos no contexto da Educação Física escolar e validado internamente apresentando-se como meio viável de pesquisa. Entretanto, sua extensa estrutura, composta de 55 questões distribuídas em sete categorias, dificulta sua inserção nos processos de pesquisa. Sendo assim, buscou-se, mediante a aplicabilidade do QJC em uma amostra representativa da população, empreender procedimentos estatísticos que permitiram selecionar as questões relevantes ao processo investigativo, bem como, reestruturar as categorias, com base na dimensionalidade das variáveis, e assim propor a versão final do QJC. Objetivo: Verificar a validade e a fidedignidade da versão reduzida do instrumento QJC. Metodologia: Pesquisa quantitativa, exploratória, descritiva e correlacional. Participantes da pesquisa: Professores de Educação Física da rede pública de ensino básico do Estado do Paraná. Procedimento de coleta dos dados: Disponibilização de links aos e-mails institucionais dos professores. Instrumentos de medida: Questionário Sociodemográfico e QJC, fase de teste, e QJC fase de reteste. Procedimentos de análise de dados: para a análise, foi utilizado o programa SPSS 26. Calculou-se por meio de estatística descritiva a média, desvio padrão, amplitude mínima e máxima, frequência e proporção para os dados sociodemográficos. Verificou-se então, a possibilidade de aplicabilidade de análise fatorial por meio do teste de Kaiser-Meyer-Olkin (KMO), (0,936), valor condizente com adequação do tamanho da amostra e também pelo teste de Esfericidade de Bartlett, o qual apresentou nível de significância p<0,05, o qual, permite a realização de análise fatorial por demonstrar correlação entre as variáveis. Procedeu-se então a redução dos dados pelo método de Análise de Componentes Principais (ACP), em que se verificou a quantidade de componentes a serem extraídos. Na sequência, analisou-se a matriz de correlação entre as variáveis, observando as cargas fatoriais e o comportamento das variáveis, em detrimento das categorias correlacionadas, identificando itens candidatos à exclusão ou manutenção. Após verificou-se as comunalidades para identificar o percentual de variância das variáveis em relação às categorias, selecionando as variáveis que não tinham suficiência de carga fatorial, para a exclusão. Os dados foram então rotacionados ortogonalmente pelo método varimax até que se encontrasse solução fatorial satisfatória. Resultados: Através da Análise de componentes principais obteve-se a versão reduzida do QJC com 37 questões e seis categorias investigativas. Considerações finais: O QJC apresentou evidencias de validade e fidedignidade, podendo ser reproduzido e confirmado em outros contextos semelhantes. Abstract: The Cooperative Games Questionnaire (QJC) instrument was developed with the intention of investigating the teacher's knowledge of cooperative games in the context of school Physical Education and validated internally, presenting itself as a viable means of research. However, its extensive structure, consisting of 55 questions divided into seven categories, makes it difficult to be included in research processes. Therefore, through the applicability of the QJC in a representative sample of the population, we sought to undertake statistical procedures that allowed selecting the relevant questions to the investigative process, as well as restructuring the categories, based on the dimensionality of the variables, and thus proposing the final version of the QJC. Objective: Verify the validity and reliability of the reduced version of the QJC instrument. Methodology: Quantitative, exploratory, descriptive and correlational research. Research participants: Physical Education teachers from the public primary education system in the State of Paraná. Data collection procedure: Provision of links to institutional e-mails of teachers. Measurement instruments: Sociodemographic Questionnaire and QJC, test phase, and QJC retest phase. Data analysis procedures: the SPSS 26 program was used for the analysis. The mean, standard deviation, minimum and maximum amplitude, frequency and proportion for sociodemographic data were calculated using descriptive statistics. It was then verified the possibility of applicability of factor analysis through the Kaiser-Meyer-Olkin (KMO) test (0.936), a value consistent with the adequacy of the sample size and also by the Bartlett's Sphericity test, which presented level significance p<0.05, which allows the performance of factor analysis by demonstrating correlation between the variables. The data was then reduced using the Principal Component Analysis (PCA) method, in which the amount of components to be extracted was verified. Next, the correlation matrix between the variables was analyzed, observing the factor loadings and the behavior of the variables, to the detriment of the correlated categories, identifying items that are candidates for exclusion or maintenance. Afterwards, the commonalities were verified to identify the percentage of variance of the variables in relation to the categories, selecting the variables that did not have sufficient factor loading for exclusion. The data were then orthogonally rotated by the varimax method until a satisfactory factorial solution was found. Results: Through principal component analysis, the short version of the QJC was obtained with 37 questions and six investigative categories. Final considerations: The QJC presented evidence of validity and reliability, which can be reproduced and confirmed in other similar contexts.
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