Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCampos, Marília Andrade Torales, 1968-pt_BR
dc.contributor.authorBiss, Liara Cristina, 1979-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensinopt_BR
dc.date.accessioned2022-02-21T19:33:23Z
dc.date.available2022-02-21T19:33:23Z
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/73300
dc.descriptionOrientadora: Profa. Dra. Marília Andrade Torales Campospt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 22/07/2021pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 104-113pt_BR
dc.description.abstractResumo: Esta pesquisa trata do papel dos pedagogos em relação à formação continuada dos professores que atuam nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI). Tem por objetivo analisar os aspectos que dificultam e/ou favorecem o trabalho dos pedagogos na abordagem da temática ambiental nas formações continuadas dos professores que atuam em cinco CMEI's do município de São José dos Pinhais. Para alcançar esse objetivo, tomou-se como ponto de partida a ideia de que o pedagogo é aquele que reflete e que faz refletir e que, desta forma, tem a atribuição de conduzir a formação continuada dos professores, junto com as equipes pedagógicas com as quais atua. O campo de pesquisa diz respeito a cinco unidades de Educação Infantil de São José dos Pinhais/PR, sendo elas, uma de cada núcleo que compõem a rede de ensino deste município. Foi utilizada uma abordagem qualitativa, com uso de entrevista semiestruturada. Constituem-se como arcabouço teórico referente à formação docente, em diferentes aspectos, autores como Libâneo (1994, 2000, 2001, 2011), Franco, Libâneo e Pimenta (2007), Imbernón (2009, 2016), Nóvoa (1992, 1995, 1997, 2017), Saviani (2007), Teixeira e Torales (2014). No tocante à Educação Ambiental, sustentaram o estudo, autores como Loureiro (2002, 2012, 2019), Layrargues e Lima (2014) Sauvé (2005), Tiriba (2010, 2018), Santos (2018), Saheb e Rodrigues (2016, 2018 e 2019), entre outros. O processo de análise dos dados coletados indica que os pedagogos reconhecem sua responsabilidade em relação à formação continuada das equipes com que atuam nos CMEI's de SJP/PR. Como dificuldade principal, indicam o fato de não conseguirem priorizar a temática ambiental em meio a tantos assuntos que lhe são requeridos para que sejam trabalhados com as equipes. O segundo fator identificado como obstaculizador para tratar de temáticas ambientais nas formações continuadas, é a falta de preparo que relatam sentir para abordarem tais assuntos nos momentos formativos que organizam. Como fatores que favorecem sua ação citam, primeiramente, a iniciativa e o afeto que os profissionais dos CMEI's demonstram quando se trata de assuntos ambientais e as formações que são oferecidas por outras instituições sobre a temática ambiental, especialmente as oportunidades de trocas de experiências com outros profissionais.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This research deals with the role of pedagogues in relation to the continuing education of teachers who work in the Municipal Centers for Early Childhood Education (CMEI). It aims to analyze the aspects that hinder and/or favor the work of pedagogues in approaching the environmental theme in the continuing education of teachers who work in five CMEI's in São José dos Pinhais city. To achieve this objective, was taken as a starting point the idea that the pedagogue is the one who reflects and makes others reflect and, this way, has the task of conducting the continuing education for teachers, together with the pedagogical teams with the institutions, which it operates. The research field concerns five units of Early Childhood Education in São José dos Pinhais/PR, one of each group that make up the education network of this municipality. A qualitative approach was used with semi-structured interviews. As a theoretical framework reference to teacher education, it was constituted in different aspects, with authors such as Libâneo (1994, 2000, 2001, 2011), Franco, Libâneo and Pimenta (2007), Imbernón (2009, 2016), Nóvoa (1992, 1995, 1997, 2017), Saviani (2007), Teixeira and Torales (2014). Whit regart to Edvironmental Education, the study maintained, authors such as Loureiro (2002, 2012, 2019), Layrargues e Lima (2014) Sauvé (2005), Tiriba (2010, 2018), Santos (2018), Saheb e Rodrigues (2016, 2018 e 2019), among others. The process of analysis of the data collected indicates that the pedagogues recognize their responsibility in relation to the continued education of the teams with which they work in the CMEI's of SJP/PR. As a main difficulty, they indicate the fact that they are unable to prioritize the environmental theme in the middle of so many subjects that are required for them to work with the teams. The second factor identified as an obstacle to dealing with environmental issues in continuing education for teachers is the lack of preparation that pedagogues report to feel in approach such subjects in the educational moments that they organize. As factors that favor their action, they first mention the initiative and affection that CMEI's professionals show when it comes to environmental issues and the educational training that is offered by other institutions on the environmental theme, especially the opportunities for exchanging experiences with other professionals.pt_BR
dc.format.extent1 arquivo (118 p.) : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectEducação permanentept_BR
dc.subjectEducação continuada - Programa de Desenvolvimento Educacional - Paranápt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subjectPedagogospt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleEducação ambiental : o papel dos pedagogos na formação continuada em serviço dos professores e educadores dos Centros Municipais de Educação Infantil de São José dos Pinhaispt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples