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dc.contributor.advisorPan, Miriam, 1958-pt_BR
dc.contributor.authorGarcia, Wallisten Passos, 1985-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2022-02-22T14:44:31Z
dc.date.available2022-02-22T14:44:31Z
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/73215
dc.descriptionOrientadora: Profa. Dra. Miriam Aparecida Graciano de Souza Panpt_BR
dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 25/06/2021pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 132-137pt_BR
dc.descriptionÁrea de concentração: Processos Psicológicos em Contextos Educacionaispt_BR
dc.description.abstractResumo: O objetivo deste trabalho é compreender os sentidos das vivências com as práticas de leitura e de escrita de estudantes da UFPR. Apoiados em Lev Vigotski e Mikhail Bakhtin, compreendemos essas práticas como enunciados, formas de comunicação de pensamentos e sentimentos dos discentes na universidade. Destacamos a relevância da emoção no processo de constituição do universitário e, mais especificamente, na sua formação criativo-autoral. Participaram da pesquisa 17 estudantes de diferentes cursos e períodos da universidade. Foi realizada uma entrevista dialogada, via plataforma virtual de videoconferência, com os participantes. A análise das entrevistas transcritas seguiu os pressupostos da análise dialógica do discurso de fundamento bakhtiniano. Os resultados evidenciaram que, quando o universitário consegue se posicionar responsiva e ativamente, por meio das práticas de leitura e de escrita acadêmica, ele sente que consegue se comunicar, produzindo sentidos positivos para essas práticas. As dificuldades surgem diante do sentimento de impossibilidade de comunicação nessas práticas e vem acompanhada de diferentes níveis de sofrimento. As mediações docentes têm papel preponderante na produção desses sentidos principalmente pela afetividade envolvida na relação professor-estudante. Discutimos que o domínio da escrita acadêmica e o reconhecimento do estudante como autor/escritor será resultado de um longo processo formativo, mediado por diferentes práticas explícitas de leitura e de escrita, em diferentes contextos da universidade. Nessa direção, sugerimos a criação de espaços para reflexão sobre o processo de formação de leitores e escritores e para o exercício de práticas de leitura e de escrita criativo-autorais no âmbito acadêmico, pois quanto maior for a reflexão dos estudantes e professores sobre essas práticas, mais consciência eles terão do que precisam aprender para se posicionar de forma autoral na universidade.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This study aimed to understand the meanings of the perezhivanie related to writing and reading practices of UFPR undergraduate students. Based on Lev Vygotsky and Mikhail Bakhtin, we comprehend these practices as statements, ways of communicating thoughts and feelings of students at the university setting. We highlight the importance of emotion in the process of development of undergraduate students and, more specifically, in its formation as a creative author. Participants were 17 undergraduate students from different areas and periods. A dialogued interview was carried out, through a virtual videoconference platform, with all the participants. The examination of the recorded interviews followed the assumptions of the dialogical analysis of the Bakhtinian discourse. The results showed that when students can express their position responsibly and actively through reading and academic writing practices, they feel that they can communicate, producing positive meanings for these practices. On the other hand, difficulties arise from the sense of no space for communication in these practices and are associated with different levels of suffering. Professors' mediations have an important role in the production of these meanings, mainly due to the affectivity involved in the professor-student relationship. We argue that mastery of academic writing and recognition of the student as an author/writer will be the result of a long formative process, mediated by different explicit reading and writing practices, in different contexts of the university scenery. In addition, we suggest the creation of spaces for reflection regarding the process of training for readers and writers and also for the exercise of reading and creative writing processes in the academic field, by developing a deeper reflection about such practices, the students and teachers will have more awareness of what they need to learn to position themselves as authors at the university setting.pt_BR
dc.format.extent1 arquivo (150 p.) : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEstudantes - Livros e leiturapt_BR
dc.subjectEnsino superior - Escritapt_BR
dc.subjectLeituras para estudantespt_BR
dc.subjectInterpretação de textospt_BR
dc.subjectUniversidades e faculdades - Ensinopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleA emoção nas práticas de leitura e de escrita : os sentidos da vivência acadêmica na voz de estudantes de uma universidade públicapt_BR
dc.typeTese Digitalpt_BR


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