Mostrar registro simples

dc.contributor.authorFerreira, Marina Xavier, 1990-pt_BR
dc.contributor.otherGodoy, Elena, 1947-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.date.accessioned2022-01-31T15:42:46Z
dc.date.available2022-01-31T15:42:46Z
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/73198
dc.descriptionOrientadora: Prof.ª Dr.ª Elena Godoypt_BR
dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Letras. Defesa : Curitiba, 18/08/2021pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 174-183pt_BR
dc.description.abstractResumo: Neste texto discutimos as relações entre relevância, propriedade cognitiva postulada por Sperber e Wilson (1986), e aquisição de línguas adicionais. As pesquisas sobre línguas adicionais desenvolvidas ao longo dos últimos anos buscam identificar como o fenômeno de aquisição ocorre e quais são os caminhos que o professor pode explorar para que essa aquisição seja efetiva. No entanto, as diversas teorias postuladas se tornam ineficazes quando diferem de forma desmedida, ao invés de aprofundarem conceitos já existentes. Um dos pontos que comprova esta afirmação é a distinção entre as concepções sociais e cognitivas que são vistas como aspectos separados pelos pesquisadores. Destarte, acreditamos que a Pragmática, área da Linguística que estuda o uso da língua(gem) em interação, pode auxiliar a explicar como o fenômeno da aquisição de línguas adicionais acontece. Assim, nossa hipótese é a de que a relevância é uma propriedade cognitiva que desempenha um papel fundamental na aquisição de línguas adicionais, por ser um elemento que seleciona a entrada de dados (input), o auxilia durante o processamento cognitivo e, posteriormente, determina se a implicatura do processamento será internalizada. Postulamos que este processo funciona nos âmbitos social e cognitivo simultaneamente, o que permite uma explicação mais coerente de processos de criação e internalização linguística em esferas sociais. Portanto, nosso objetivo neste texto é conjecturar as características necessárias para os fenômenos da aquisição de línguas adicionais, coadunando-os aos aspectos pragmáticos, principalmente a propriedade cognitiva da relevância, que acreditamos ser indispensável para que a aquisição ocorra. Como base teórica utilizamos a Teoria da Relevância, de Sperber e Wilson (1986) e o modelo de Santos e Godoy (2020). Também buscamos outros teóricos que trazem perspectivas compatíveis para complementar nosso estudo, como Bara (2010), Damásio (2012), Dörnyei (2009, 2010), Ellis (2007), Norton (1995, 2015), entre outros. Fizemos um recorrido teórico da Pragmática a fim de levantar questões pragmáticas complementares às da Teoria da Relevância, bem como teorias sobre a aquisição de segundas línguas e estudos significativos para a área. Também revemos o conceito motivação, estudado por nós em 2017 e que foi uma das premissas para o atual texto. Buscamos coadunar os aspectos sociais e cognitivos, formando uma estrutura completa para nosso estudo. Evidenciamos que a presunção de relevância seria um elemento que impulsionaria a recepção e processamento dos inputs do professor, mostrando que sempre haverá alguma relevância nesta entrada de dados (expectativa de relevância). Além disso, propusemos que, quando alguns enunciados não forem relevantes informativamente eles poderão sê-lo emotivamente, de forma que a relevância possui duas facetas: a relevância informativa e a relevância emotiva. Estas estão interligadas e irão interferir no processamento final e na resposta emitida pelo estudante referente ao enunciado do professor.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: In this text we discuss the relationships between relevance, cognitive property postulated by Sperber and Wilson (1986), and acquisition of additional languages. Research on additional languages developed over the last few years seeks to identify how the phenomenon of acquisition occurs and what are the paths that the teacher can explore for this acquisition to be effective. However, the various postulated theories become ineffective when they differ excessively, instead of deepening existing concepts. One of the points that proves this statement is the distinction between social and cognitive conceptions that are seen as separate aspects by researchers. Thus, we believe that Pragmatics, an area of Linguistics that studies the use of language(gem) in interaction, can help explain how the phenomenon of acquisition of additional languages happens. Thus, our hypothesis is that relevance is a cognitive property that plays a fundamental role in the acquisition of additional languages, as it is an element that selects data input (input), helps during cognitive processing and, subsequently, determines whether the implicature of processing will be internalized. We postulate that this process works in the social and cognitive realms simultaneously, which allows a more coherent explanation of linguistic creation and internalization processes in social spheres. Therefore, our objective in this text is to conjecture the necessary characteristics for the phenomena of the acquisition of additional languages, matching them to the pragmatic aspects, mainly the cognitive property of relevance, which we believe is essential for the acquisition to occur. As theoretical basis, we use the Theory of Relevance, by Sperber and Wilson (1986) and the model by Santos and Godoy (2020). We also look for other theorists who bring compatible perspectives to complement our study, such as Bara (2010), Damásio (2012), Dörnyei (2009, 2010), Ellis (2007), Norton (1995, 2015), among others. We made a theoretical tour of Pragmatics in order to raise pragmatic questions complementary to the Relevance Theory, as well as theories about the acquisition of second languages and significant studies for the area. We also review the concept of motivation, studied by us in 2017 and which was one of the premises for the current text. We seek to bring together social and cognitive aspects, forming a complete structure for our study. We showed that the presumption of relevance would be an element that would boost the reception and processing of teacher inputs, showing that there will always be some relevance in this data entry (expectation of relevance). Furthermore, we proposed that when some statements are not informatively relevant, they may be emotionally relevant, so that relevance has two facets: informative relevance and emotional relevance. These are interconnected and will interfere with the final processing and response issued by the student regarding the teacher's statement.pt_BR
dc.format.extent1 arquivo (183 p.) : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectLinguistica aplicadapt_BR
dc.subjectAquisição de linguagempt_BR
dc.subjectInterlíngua (Aprendizagem de línguas)pt_BR
dc.subjectRelevânciapt_BR
dc.subjectPragmaticapt_BR
dc.subjectLetraspt_BR
dc.titleA relevância como propriedade da aquisição de línguas adicionaispt_BR
dc.typeTese Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples