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dc.contributor.advisorCésar, Maria Rita de Assis, 1964-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.creatorMoreira, Jasminept_BR
dc.date.accessioned2023-11-07T19:26:42Z
dc.date.available2023-11-07T19:26:42Z
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/73099
dc.descriptionOrientadora: Prof.ª Dr.ª Maria Rita de Assis Césarpt_BR
dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 28/06/2021pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 110-115pt_BR
dc.description.abstractResumo: Esta pesquisa concentra-se em compreender por que a educação foi convertida em uma arena de disputa por um modelo biopolítico, na qual polarizam-se de um lado, os movimentos LGBTI+ e feminista e, de outro, o movimento conservador/fundamentalista, representado sobretudo por grupos como o Movimento Escola sem Partido e igrejas neopentecostais e católica. Busca-se compreender de que forma o discurso moral conservador produz efeitos na sociedade e interfere no processo de elaboração de políticas para a educação. Para analisar a movimentação discursiva, é desenvolvido um modelo para "inferência do discurso", composto por uma etapa de análise do discurso e outra de mapeamento computacional. Identifica-se a presença do discurso da ideologia de gênero em postagens do Facebook, nas discussões do PNE 2014 e em proposições apresentadas na Câmara dos Deputados brasileira. Desenvolve-se o conceito de sequestro semântico, um processo de apropriação e ressignificação discursiva de teorias e/ou conceitos oriundos de um campo de estudo com o objetivo de desestabilizá-lo. O texto conclui que a educação ainda é uma arena de disputa, na qual o discurso de combate à "ideologia de gênero" se mantém vivo, reverberando na sociedade e impactando a vida de todos aqueles que divergem de um modelo cis-hetero-normativo.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This research focuses on understanding why education has been converted into an arena of dispute for a biopolitical model, in which the LGBTI+ and feminist movements are polarized on one side, and on the other, the conservative/fundamentalist movement, represented mainly by groups such as the School without Party Movement and neo-Pentecostal and Catholic churches. We seek to understand how the conservative moral discourse produces effects in society and interferes in the process of policy-making for education. To analyze the discursive movement, a model for "discourse inference" is developed, composed of a discourse analysis stage and another of computational mapping. The presence of gender ideology discourse is identified in Facebook posts, in discussions of the PNE 2014, and in propositions presented in the Brazilian House of Representatives. It develops the concept of semantic hijacking, a process of appropriation and discursive re-signification of theories and/or concepts from a field of study with the aim of destabilizing it. The text concludes that education is still an arena of dispute, in which the discourse of combat against "gender ideology" remains alive, reverberating in society and impacting the lives of all those who diverge from a cis-hetero-normative model.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectPlano Nacional de Educação (Brasil)pt_BR
dc.subjectEducação e Estadopt_BR
dc.subjectIdentidade de gêneropt_BR
dc.subjectInternetpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titlePolíticas de gênero e sexualidade na escola contemporânea : da captura normativa ao pânico moralpt_BR
dc.typeTese Digitalpt_BR


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