• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016001P0 Programa de Pós-Graduação em Educação
    • Teses
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016001P0 Programa de Pós-Graduação em Educação
    • Teses
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Epidemia em dois tempos : a gripe de 1918 e de 2009 em Curitiba, ações médico-governamentais e socioeducativas

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - T - LINETI FIRMO RODRIGUES.pdf (7.194Mb)
    Data
    2021
    Autor
    Rodrigues, Lineti Firmo, 1968-
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: Esta tese é um estudo histórico social comparado, sobre a epidemia de gripe de 1918 e a de 2009, em Curitiba, capital do estado do Paraná; as considerações de Marc Bloch sobre história comparada são as principais referências teórico-metodológicas. Através da pesquisa, realizada principalmente em publicações governamentais e jornais diários curitibanos, ressalto a importância da educação preventiva durante as duas epidemias e o investimento e insistência de órgãos médico-governamentais no sentido de alterar práticas e comportamentos para tentar evitar a propagação da doença em Curitiba, visto que não havia vacina ou medicamentos específicos para prevenir ou curar a gripe epidêmica no final dos anos 1910 e no início do século XXI. Discuto indícios esparsos das atividades da população, diariamente envolvida com as medidas implementadas a partir de ditames de médicos e governantes para o combate à epidemia. Evidencio como a rotina dos moradores da capital paranaense e o relacionamento dessas pessoas, foram afetados no processo de (re)organização de serviços de saúde para atender os gripados e por iniciativas de instituições públicas e privadas ou de particulares que se dedicaram a socorrer os doentes e as famílias mais pobres. Entre as fontes utilizadas, destaco os jornais diários, que difundiam instruções/informes (p. ex. locais de atendimento aos gripados), exerciam função educativa (dos "conselhos ao povo" de 1918, ao trecho de infográfico "Como faço para evitar a gripe?", de 2009) e, também, explicitavam divergências entre médicos, dúvidas da população e, em 2009, alertavam sobre falsas notícias ou golpes. Nos relatos diários dos jornais foi possível perceber como durante a gripe A (H1N1) a publicação de lembranças da gripe espanhola, uma memória construída, foi parte da elaboração dos sentidos dados à epidemia de 2009 em Curitiba, concorrendo para a divulgação de ações adotadas no combate à doença pelos órgãos de saúde.
     
    Abstract: This thesis is a comparative historical social study between the influenza epidemic of 1918 and that of 2009, in Curitiba, capital of the state of Paraná. The considerations of Marc Bloch about comparative history are the main theoretical and methodological references. Through the research, carried out mainly in government publications and daily newspapers in Curitiba, the importance of preventive education during the two epidemics and the investment and insistence of medical-government agencies to change practices and behaviors is emphasized, in efforts to prevent the spread of the disease in Curitiba, since there was no specific vaccine or medication to prevent or cure the influenza epidemic in the late 1910s and early 21st century. I discuss sparse evidence of the population activities, involved daily with the measurements implemented by the dictates of doctors and government officials to combat the epidemic. It is shown how the routine of the inhabitants of the capital of Paraná and the relationship between the people was affected by the process of (re) organization of health services to tend to flu patients and by the initiatives of public and private institutions or individuals who dedicated themselves to helping the sick and poorest families. Among the sources used, I would like to highlight the daily newspapers, which distributed instructions/reports (for example, places of care for people with the flu), performed an educational function (from the "people's advices" of 1918, to the infographic section "How do I avoid the flu?", from 2009) and also called attention to the divergences between doctors, population doubts and, in 2009, warned about fake news or scams. In the daily reports of the newspapers, it was possible to see how during the influenza A (H1N1) the publication of memories of the Spanish flu, a constructed memory, was part of the elaboration of the means given to the 2009 epidemic in Curitiba, contributing to the dissemination of actions adopted in the fight against the disease by health agencies.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/72820
    Collections
    • Teses [503]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV