dc.contributor.advisor | Jordão, Clarissa Menezes, 1963- | pt_BR |
dc.contributor.author | Silva, Jhuliane Evelyn da, 1991- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Letras | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-12-16T01:58:12Z | |
dc.date.available | 2021-12-16T01:58:12Z | |
dc.date.issued | 2021 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/72804 | |
dc.description | Orientadora: Profa. Dra. Clarissa Menezes Jordão | pt_BR |
dc.description | Tese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Letras. Defesa : Curitiba, 25/05/2021 | pt_BR |
dc.description | Inclui referências: p. 318-339 | pt_BR |
dc.description | Área de concentração: Estudos Linguísticos | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: Esta pesquisa versa sobre sujeitos que se constituem em relação e nesta relação aprendem, ensinam, ressignificam, formam e desconstroem palavras-mundos em um movimento de resposta aos contextos sócio-históricos dos quais fazem parte. Com foco na colaboração enquanto metodologia e objeto de pesquisa, esta investigação tencionou construir entendimentos sobre como a formação continuada de professoras pode acontecer no contexto do ensino de inglês na escola pública. Como objetivos específicos, pretendeu: (1) Discutir como as professoras pesquisadora e colaboradora interpretam o trabalho colaborativo e seu contexto de análise; (2) Investigar se e como esta pesquisa colaborativa se constitui como um instrumento de formação continuada para professoras em serviço; (3) Buscar possibilidades éticas a serem desenvolvidas na colaboração e na formação continuada de professoras; e (4) Investigar a importância da colaboração para a educação linguística crítica. Localizada em uma Linguística Aplicada Indisciplinar (MOITA LOPES, 2006), entendida como uma assemblage epistêmica (PENNYCOOK, 2018), a investigação está fundamentada a partir de críticas decoloniais e pós-estruturalistas em suas conexões com pressupostos pós-modernos, que guiaram o olhar da pesquisa para a escola, a formação docente, o conceito de língua(gem) e de conhecimento e a função da educação em suas múltiplas e complexas relações. Em termos metodológicos, trata-se de uma pesquisa colaborativa de natureza qualitativa e de cunho etnográfico que envolveu a pesquisadora, uma professora de inglês e suas alunas da disciplina Língua Inglesa, ofertada na modalidade Educação de Jovens e Adultos/ensino médio em um colégio estadual público situado em Curitiba - PR durante o segundo semestre de 2018. Nessa pesquisa-formação, buscamos construir significados a partir das vivências partilhadas na escola entre professoras e alunas, lançando mão de uma pesquisa com, o que permitiu uma práxis ética, responsável, contingente e sempre situada em sala de aula. A leitura dos materiais gerados para a pesquisa sugere a formação continuada de professoras como uma assemblage (DELEUZE; GUATTARI, 1995) que se dá dentro e fora de espaços institucionais, sempre atenta às conexões, ensinamentos e aprendizagens que se dão a partir do contato com o Outro, seja este humano ou não humano. A colaboração se delineou a partir do jogo de conhecimento e ignorância (SOUSA SANTOS, 2007) entre pessoas com diferentes posições institucionais comprometidas com a tarefa de ensinar e se deixar ser ensinada (LÉVINAS, 1988; BIESTA, 2003, 2013; TODD, 2001a, 2003; MATEUS, 2011), impondo-se como uma oportunidade de questionamento das posições assimétricas já naturalizadas neste tipo de formação. Por isso, a colaboração se caracterizou como um espaço profícuo de formação permanente na instituição escolar. Ademais, por se fundar em uma práxis hiper-reflexiva atenta às realidades outras, a colaboração também se mostrou relevante para a educação linguística crítica proposta pelo letramento crítico (MENEZES DE SOUZA, 2011a). | pt_BR |
dc.description.abstract | Abstract: This research is about subjects who come to be in relation to the other and in such relation they learn, teach, reframe, form, and deconstruct wor(l)ds in a movement of response to the socio-historical contexts of which they are part. Focusing on collaboration both as methodology and object of research, this investigation intended to build understandings about how in-service education can happen in the context of English teaching in public education. As specific objectives, it aimed to: (1) Discuss how both the teacher collaborator/researcher and the educator interpret collaborative work and their context of analysis; (2) Investigate whether and how this collaborative research is an instrument of in-service teacher education; (3) Search for ethical possibilities to be developed in collaboration and in-service teacher education; and (4) Investigate the importance of collaboration to critical language education. Situated in an Indisciplinary Applied Linguistics (MOITA LOPES, 2006), understood as an epistemic assemblage (PENNYCOOK, 2018), the investigation is based on decolonial and poststructuralist critiques in their connections with postmodern assumptions. These frames of reference considered school, teacher education, concepts of language and knowledge and the role of education in their multiple and complex relations. In methodological terms, this collaborative research of a qualitative nature and an ethnographic perspective involved the researcher, an English teacher, and her students of English. This collaborative work was developed in a class of Adult education, High School level, in a public state school located in Curitiba - PR during the second semester of 2018. In the research, we sought to build meanings based on the experiences shared at school between teachers and students, researching with the participants, which allowed an ethical, responsible, contingent, and always located praxis in the classroom. The findings suggest in-service teacher education as an assemblage (DELEUZE; GUATTARI, 1995) that takes place inside and outside institutional spaces and that is attentive to the moment when connections between teachers, students, employees, coordinators, family members, as well as understandings and things emerge in the contact with the Other, whether human or other than human. Collaboration was based on a game of knowledge and ignorance (SOUSA SANTOS, 2007) between people with different institutional positions involved in the task of teaching and letting themselves be taught (LÉVINAS, 1988; BIESTA, 2003, 2013; TODD, 2001a, 2003; MATEUS, 2011), imposing itself as an opportunity to question the asymmetrical positions already naturalized in this type of research. Thus, collaboration was characterized as a rich space for ongoing teacher education in educational institutions. As it is based on a hyper-reflexive praxis attentive to other realities, this collaborative research also proved to be relevant to the critical language education proposed by critical literacy (MENEZES DE SOUZA, 2011a). | pt_BR |
dc.format.extent | 1 arquivo (372 p.) : il. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Professores - Formação | pt_BR |
dc.subject | Língua inglesa - Estudo e ensino - Escolas publicas | pt_BR |
dc.subject | Ética | pt_BR |
dc.subject | Educação de adultos | pt_BR |
dc.subject | Letras | pt_BR |
dc.title | Colaboração e formação continuada de professoras : a pedagogia do encontro | pt_BR |
dc.type | Tese Digital | pt_BR |