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dc.contributor.advisorKorelo, José Carlos, 1978-pt_BR
dc.contributor.authorForti, Pedro, 1993-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Administraçãopt_BR
dc.date.accessioned2021-12-20T17:19:10Z
dc.date.available2021-12-20T17:19:10Z
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/72755
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. José Carlos Korelopt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Programa de Pós-Graduação em Administração. Defesa : Curitiba, 23/02/2021pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 63-70pt_BR
dc.descriptionÁrea de concentração: Estratégia de Marketing e Comportamento do Consumidorpt_BR
dc.description.abstractResumo: No mundo social do futebol, os clubes têm buscado uma tomada de decisão cada vez mais baseada em resultados científicos para melhorar a sua capacidade de financiamento em consonância com o entendimento e conexão com a realidade de seus consumidores, os torcedores e fãs do esporte. Em particular, a interação destes com a figura do diretor técnico (ou treinador) pode ser explorada como um elemento influente sobre a projeção e avaliação de tendências de desempenho da equipe através da Teoria do Fresh Start. Basicamente, os indivíduos podem ser colocados em um mindset de recomeço independente das condições passadas, ou seja, a motivação da torcida pode ser direcionada a partir do evento de troca (ou continuidade) neste comando técnico, com reflexos na disposição dos torcedores em ocupar o espaço dos estádios através do consumo de ingressos. Visando investigar esse efeito, este estudo objetiva verificar variações no comportamento de compra de consumidores provocadas por essa mudança de comando tendo em vista as projeções desses consumidores sobre os resultados incertos associados ao momento da compra. Para tanto, vale-se de uma modelagem linear baseada em uma pesquisa arquivística sobre dados secundários aplicada ao contexto apresentado, no qual este fenômeno se constitui, podendo inverter a preferência do consumidor diante da incerteza em relação ao desfecho do campeonato, cujo efeito direto se mostrou positivo. Além de contribuir para a literatura relacionada à motivação dos consumidores através da verificação de um pressuposto de observação individual de tendências em uma arena social, esta pesquisa visa fornecer insights à gestão esportiva não apenas em torno dessa composição de um projeto técnico, mas também diante de uma agenda de pesquisa que leva em conta os fatores de influência sobre a venda de ingressos, com consequências à iniciativa de financiamento orgânico dos clubes e organizações sociais responsáveis pela produção esportiva.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: In the social world of football, clubs have sought to make decisions increasingly based on scientific results to improve their financing capacity in line with the understanding and connection with the reality of their consumers, the supporters or fans. In particular, the interaction with the manager figure can be explored as na influential element for projecting and evaluating team performance trends through the Fresh Start Theory. Basically, consumers can be affected in a restarting mindset regardless of past conditions, that is, a motivation of the fans can be directed from the exchange (or continuity) event in this technical command, with reflexes in the fans' willingness to occupy space of the stadiums through consumption of tickets. In order to investigate this effect, this study aims to verify variations in the purchasing behavior of consumers caused by this change of command in view of the consumer projections about the uncertain results associated with the moment of purchase. For that, it uses a linear modeling based on archival research on secondary data applied to the presented context, in which this phenomenon is caused, being able to invert the consumer preference in view of the uncertainty regarding the outcome of the championship, whose direct effect proved to be positive. In addition to contributing to the literature related to consumer motivation by verifying an assumption of individual observation of trends in a social arena, this research provides insights for sports management not only around this composition of a coach project but a research agenda which considers the factors of influence on ticket sales, with consequences for the initiative of organic financing of clubs and social associations through sports production.pt_BR
dc.format.extent1 arquivo (72 p.) : il.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectMarketing esportivopt_BR
dc.subjectConsumidorespt_BR
dc.subjectFutebol - Torcedorespt_BR
dc.subjectAdministraçãopt_BR
dc.titleChopping off the head (coach) : a fresh start of football fans as consumers in face of uncertainty?pt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


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