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dc.contributor.advisorMachado, Rodrigo Vasconcelos, 1971-pt_BR
dc.contributor.authorKovalski, Josoel, 1977-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.date.accessioned2022-01-21T19:29:02Z
dc.date.available2022-01-21T19:29:02Z
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/72692
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Rodrigo Vasconcelos Machadopt_BR
dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Letras. Defesa: Curitiba, 01/10/2021pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 337-370pt_BR
dc.description.abstractResumo: Este trabalho tenta uma aproximação das teorias sobre o barroco realizadas ao longo da segunda metade do século XX entre a tríade cubana: Alejo Carpentier, José Lezama Lima e Severo Sarduy e o poeta mineiro Affonso Ávila. Para isso, optamos por chamar o período em questão de "pensamento barroco", uma configuração que se deu tanto pelas crises no pensamento artístico devido ao pós-Segunda Guerra, quanto pela pesquisa anteriormente realizada no âmbito das teorias que sobre o barroco tinham sido realizadas nas primeiras décadas do último século. Esse "pensamento" configurado na América ibérica, tanto no Brasil quanto em outros países americanos, projetou-se como uma busca da expressividade formal e comportamental americana, sendo seus principais expoentes os escritores acima mencionados. Nossa tese procurará fazer dialogar a teoria barroca cubana com a pesquisa de Affonso Ávila, sendo este último realizador de amplo estudo sobre o barroco em Minas Gerais, o Brasil e a América Latina. Parte-se do pressuposto de que o lastro desenvolvido para a releitura barroca das Américas, realizada pelos escritores em questão, foi ensejado em sua vertente hispânica pelo criollismo dos países dominados pela Espanha, os quais, após suas independências, estimularam construções discursivas recuperando a nuestra americanidad do poeta José Martí, aliadas às reciclagens gongóricas efetuadas pela antiga metrópole espanhola. No caso brasileiro, propomos que o jesuitismo caracterizador das mentalidades tridentinas foi responsável pela manutenção da fé em uma igreja e em um estado católico, fazendo circular formas herdadas da Europa que em solo brasileiro se adequavam às particularidades tropicais, produzindo, mais tarde, formas de expressão e vivência que a crítica chamou de barroca. A recuperação dessas formas foi potenciada pelo romantismo brasileiro, desenvolvida pelos modernistas e sedimentada pelos estudos de estrangeiros que trabalharam no Brasil, como Otto Maria Carpeaux, Roger Bastide e Hannah Levy. Nas décadas de 1950 e 1960, em Cuba e no Brasil, a partir dessa estruturação foram realizados estudos, escritos ensaios e apresentadas várias conferências sobre o fenômeno barroco como fonte ibérica de nosso passado, razão pela qual poderia explicar nossa condição americana como de expressão privilegiadamente barroca. Tanto Affonso Ávila como a tríade cubana vão propor essa releitura a partir de teorias próprias incorporando, ademais, muito do fruto barroco proveniente de suas pesquisas em seus escritos literários. Nossa tese propõe que a teoria sobre o barroco realizada por Affonso Ávila permite ler nosso passado americano colonial, conjecturando as principais similaridades formais e vivenciais dos seres em crise do barroco histórico e do século XX. Evidenciamos ainda o papel do barroco como construção discursiva em busca do nacional, bem como as disputas de poder realizadas ao longo do século passado, negando o barroco e seus heróis ou procurando afirmá-los. Busca-se, por fim, uma leitura atenta da barrocologia de Affonso Ávila e seus conceitos operatórios para perceber como sua aplicação pode ser um procedimento útil de releitura americana.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This work attempts to bring together the theories of baroque carried out in the second half of the 20th century among the Cuban triad: Alejo Carpentier, José Lezama Lima and Severo Sarduy and the poet from Minas Gerais Affonso Ávila. For this, we decided to name the mentioned period as "baroque thought", a configuration that occurred both because of the crises in artistic thinking due to the post-World War II period, as well as to the research previously carried out in the scope of theories about the baroque that had been carried out in the first decades of the last century. This "thought" configured in Iberian America, both in Brazil and in other American countries, was projected like a search for American formal and behavioral expressiveness, with its main exponents being the above mentioned writers. Our thesis will try to make a dialogue between Cuban baroque theory and the research of Affonso Ávila, the latter being the maker of a great study on baroque in Minas Gerais, Brazil and Latin America. It is presumed that the ballast developed for the baroque reinterpretation of the Americas, carried out by the mentioned writers, was occasioned in its Hispanic aspect by the criollism of the countries dominated by Spain, which, after their independence, stimulated discursive constructions, recovering our nuestra americanidad from the poet José Martí, allied to the gongore recyclings made by the old Spanish metropolis. In the Brazilian case, we propose that the Jesuitism that characterizes Tridentine mentalities was responsible to the faith maintenance in a church and in a Catholic state, circulating forms inherited from Europe that on Brazilian soil were adapted to tropical particularities, later producing expression forms and experience that the critics named baroque. These forms recovering was boosted by Brazilian romanticism, developed by the modernists and consolidated by the foreigners' studies who worked in Brazil, such as Otto Maria Carpeaux, Roger Bastide and Hannah Levy. In the 1950s and 1960s, in Cuba and Brazil, based on this structure, studies were carried out, essays were written and several conferences were presented on the baroque phenomenon as an Iberian source of our past, which is why I could explain our American condition as a privileged expression baroque. Both Affonso Ávila and the Cuban triad will propose this reinterpretation based on their own theories, incorporating, in addition, much of the baroque fruit from their research in their literary writings. Our thesis proposes that the baroque theory developed by Affonso Ávila allows us to read our colonial American past, conjecturing the main formal and experiential similarities of beings in crisis in the historical and 20th century baroque. We also emphasize the baroque role as a discursive construction seeking for the national, as well as the power struggles carried out over the past century, denying the baroque and its heroes or trying to affirm them. At last, we seek for a careful reading of Affonso Ávila's barocology and its operative concepts in order to understand how its application can be a useful procedure for American reinterpretation.pt_BR
dc.format.extent1 arquivo (370 p.).pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectÁvila, Affonso, 1928 - Crítica e interpretaçãopt_BR
dc.subjectLiteratura barrocapt_BR
dc.subjectBrasilpt_BR
dc.subjectCubapt_BR
dc.subjectLetraspt_BR
dc.titleAffonso Ávila e a barrocologia americana : pensamento barroco e releitura das Américaspt_BR
dc.typeTese Digitalpt_BR


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