• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016001P0 Programa de Pós-Graduação em Educação
    • Teses
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016001P0 Programa de Pós-Graduação em Educação
    • Teses
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Educação e arte no Colégio Estadual do Paraná : entre disciplinas e atividades extracurriculares (1950-1980)

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - T - JACYARA BATISTA SANTINI.pdf (5.773Mb)
    Data
    2021
    Autor
    Santini, Jacyara Batista, 1962-
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: A presente tese tem por objetivo analisar a educação em arte no Colégio Estadual do Paraná - CEP entre as décadas de 1950 e 1980, com foco nas relações entre as disciplinas curriculares e as atividades extracurriculares, especialmente as desenvolvidas na Escolinha de Arte. Ao longo desse tempo, os ensinos curriculares do Desenho, da Música, das Artes Aplicadas e as atividades extracurriculares dos anos 1950 e 1960, compuseram um conjunto destinado à educação integral do aluno. Porém, das disciplinas curriculares do referido período, a análise se ateve ao Desenho e às Artes Aplicadas. Acima das pretensões educativas do Colégio, se impôs a Lei n. 5.692/71, garantindo, de um lado, a inclusão da Educação Artística para todas as escolas, mas por outro, determinando ao CEP um ensino artístico curricular com tratamento diverso das atividades da Escolinha. Foram utilizadas fontes de tipologias diversas, tais como documentos oficiais, artigos de periódicos paranaenses, periódicos do CEP, atas, regimento interno, relatórios, normas e legislações educacionais, currículos, projetos de ensino, fotografias e alguns depoimentos de professores e alunos do período pesquisado no Colégio. Em termos metodológicos, a análise tem como apoio os conceitos de cultura escolar de Viñao Frago, o de currículo de Ivor Goodson, o de disciplina de André Chervel, e os de táticas e estratégias de Michael de Certeau. O contexto de condições materiais privilegiadas, a partir da nova sede do Colégio em 1950, e o compartilhamento das ideias de arte na educação, tornaram possível uma relação intrínseca entre disciplinas e atividades extracurriculares de base artística, criando assim uma cultura escolar própria.
     
    Abstract: This thesis aims to analyze art education at the Colégio Estadual do Paraná - CEP (Paraná's State School) - CEP between the 1950s and 1980s, focusing on the relationship between curricular disciplines and extracurricular activities, especially those developed at Escolinha de Arte (Art School). Throughout that time, the curricular teachings of Drawing, Music, Applied Arts, and extracurricular activities of the 1950s and 1960s composed a set destined for the integral education of the student. However, of the curriculum subjects of that period, this analysis focused on Drawing and Applied Arts. Above the educational pretensions from the School, Law n. 5.692/71 ensuring, on one side, the inclusion of Art Education to all schools but, on the other side, imposing CEP an art education different from the one it previously offered on Escolinha. Multiple sources were used, such as official documents, articles from Paraná periodicals, CEP periodicals, minutes, internal regulations, reports, educational norms and legislation, resumes, teaching projects, photographs, and some testimonies provided by teachers and students from the period researched in the school. In methodological terms, this analysis is based on the concepts of school culture by Viñao-Frago, on the curriculum concepts of Ivor Goodson, on André Chervel's school subjects concepts and on the tactics and strategies concepts by Michael de Certeau. The context of a privileged physical structure after the 1950's new school campus along with the sharing of ideas of art in school education made possible an intrinsic relationship between school program and art-based extracurricular activities, thus creating its own school culture.t
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/72531
    Collections
    • Teses [459]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV