Mostrar registro simples

dc.contributor.authorSoek, Ana Maria, 1981-pt_BR
dc.contributor.otherHaracemiv, Sonia Maria Chaves, 1950-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2021-11-03T17:17:29Z
dc.date.available2021-11-03T17:17:29Z
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/72224
dc.descriptionOrientadora: Prof.ª Dra. Sonia Maria Chaves Haracemivpt_BR
dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 25/03/2021pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 170-181pt_BR
dc.description.abstractResumo: O presente estudo apresenta a investigação sobre as interações que se estabelecem entre as dimensões pessoal e profissional na formação docente inicial. A pesquisa foi realizada com acadêmicos do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Paraná - Brasil, durante a realização da "Prática Pedagógica: Estágio em Docência nos anos iniciais do Ensino Fundamental" realizada na Educação de Jovens e Adultos (EJA) visando a identificar como a realização dessa prática contribui para a identidade e constituição docente, a partir do processo reflexivo de "escrita de si", e de metodologias de pesquisa narrativa e de pesquisa formação que reputam as "histórias de vida e de formação", "narrativas (auto)biográficas" e um olhar para "(auto)formação". As narrativas (auto)biográficas e de formação resultaram da triangulação de dispositivos metodológicos (FOUCAULT, 1999) compostos por Expressões Orais, Memorial de Formação e a "Escrita de si" como expressão desse processo formativo. Os resultados foram categorizados em Núcleos de Significação (AGUIAR E OZELLA, 2006, 2013) e sistematizados em: Identidade Docente, como marcas das trajetórias de vida e de formação, demonstrando o perfil biográfico e as influências da família, da escola, meio social e cultural na escolha da profissão; a Prática Pedagógica: Estágio em Docência na EJA, expressando as dificuldades encontradas nesse processo e os sentidos atribuídos pelos (as) acadêmicos (as) apontando para a importância dessa prática no processo de formação docente inicial; Constituição da Docência demonstrando que seu exercício pode iniciar nas práticas de estágio, porém como vivências de formação, inicia-se muito antes da escolha da profissão e deve prosseguir ao longo de toda trajetória profissional, pois o constituir-se docente se faz no dia a dia da profissão, do caminhar, o que é inseparável do desenvolvimento pessoal e profissional, pois irá depender das escolhas e particularidades pessoais, bem como dos campos de atuação, nesse sentido, reafirma-se que a formação se dará continuada e permanentemente. Foi possível constatar ainda as dificuldades relacionadas em torno da "escrita de si", por ser uma prática pouco comum nos cursos de formação docente, porém ao exercitar, nesse tipo de escrita, a retrospecção e prospecção, interligando, passado, presente e futuro, possibilitou o reconhecimento dos métodos (auto)biográficos nos processos de formação, como dispositivos potenciais para o desenvolvimento pessoal e profissional.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The present study reports the investigation about the interactions that are established between the personal and professional dimensions on initial teacher training. The research was performed with Pedagogy students at Federal University of Paraná - Brazil, during the realization of "Pedagogical Practice: Supervised Internship of Early Years", made in Youth and Adult Education (YAE) aiming to identify how the accomplishment of this internship contributes to the teacher's identity and constitution, with the thoughtful process of the "self-writing", narrative research methodology and formation research which repute the "life and formation stories", "(self)biographical narratives" and a look into "(self)formation". The narrative formations resulted from the triangulation of methodological devices (FOUCAULT, 1999) composed of Oral Expressions, Memorial of Formation and the "Writing of the self" in a (Self)biographical Narrative as an expression of this formative process. The results were categorized in Meaning Cores (AGUIAR AND OZELLA, 2006, 2013) and adjusted in: Teacher Identity, as marks of life and formation trajectory, demonstrating the biographical profile and family, school, social environment and cultural influences on professional choices; the Pedagogical Practice: Internship in Teaching at YAE, expressing the hardship found in this process and the meanings expressed by the students pointing at the importance of this practice on the initial teacher training process; Teacher Constitution showing that its exercise can begin in internship practice, but alike Formation Experiences, it begins much early on the profession choosing and should proceed along the whole profession trajectory, because the "constitution" and the "becoming" of the teaching happens on the day-to-day, on the journey, which is inseparable from the personal and professional development, for it will depend on personal choices and particularities, as well as fields of action, and in this sense, it is reaffirmed that the formation will be continual and permanent. It was also possible to verify the difficulties related to the "writing of the self", as it is an uncommon practice on teacher training courses. However, by putting this type of writing into practice, the retrospection and prospection, linking past, present and future, made possible the acknowledgement of the (self)biographical methods on the processes of formation, with potential devices to the personal and professional development.pt_BR
dc.description.abstractRésumé: Cette étude raconte l'enquête menée sur les interactions qui s'établissent entre les dimensions personnelle et professionnelle dans la formation initiale de l'enseignant. La recherche a été réalisée avec les académiciens du cours de pédagogie de l'Université Fédérale du Paraná (UFPR) - Brésil, pendant la réalisation de la "Pratique Pédagogique: Stage Supervisé dans les annés initiales" au sein de l'Éducation des Jeunes et des Adultes (EJA), en envisageant d'identifier comment la réalisation de ce stage contribue pour l'identité et constitution de l'enseignant, à partir du processus réflexif de "l'écriture de soi", et de méthodologies de recherche narrative et recherche formation qui mettent en place les "histoires de vie et de formation", les "récits (auto)biographiques" et un regard pour "(l'auto)formation". Les récits de formation ont été le résultat de la triangulation de dispositifs méthodologiques (FOUCAULT, 1999) composés par des Expressions Orales, Mémoires de Formation et "l'Écriture de soi" sous forme de Récit (Auto)biographique comme expression de ce processus formateur. Les résultats ont été catégorisés dans des Noyaux de Signification (AGUIAR ET OZELLA, 2006 et 2013) et systématisés de la manière suivante : l'Identité de l'Enseignant, comme marques des trajectoires de vie et de formation, démontrant le profil biographique et les influences de la famille, de l'école, du milieu social et culturel dans le choix du métier ; la Pratique Pédagogique : Stage d'Enseignement au sein du EJA, exprimant les difficultés trouvées dans ce processus et les sens attribués par les académiciens qui montrent l'importance de cette pratique dans le processus initial de formation de l'enseignant ; la Constitution de l'Enseignement, démontrant que son exercice peut débuter dans les pratiques de stage. Mais en tant qu'expériences de formation, l'exercice débute avant du choix du métier et doit poursuivre tout au long de la trajectoire professionnelle, puisque le "se constituer" et le "devenir" enseignant se fait dans le quotidien du métier, du parcours, c'est qui est inséparable du développement personnel et professionnel, car cette constitution dépendra non seulement des choix et des particularités personnelles, mais aussi des domaines de travail. Dans ce sens, on réaffirme que la formation se donnera de façon continue et permanente. Il était encore possible de constater les difficultées relatives autour de "l'écriture de soi", puisque c'est une pratique peu récurrente dans les cours de formation de l'enseignant. Toutefois, l'exercice de ce type d'écriture, la rétrospection et la prospection, qui relient le passé, présent et futur, ont rendu possible la reconnaissance des méthodes (auto)biographiques dans les processus de formation comme potentiels dispositifs pour le développement personnel et professionnel.pt_BR
dc.format.extent1 arquivo (194 p.) : il.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subjectPráticas pedagógicaspt_BR
dc.subjectProfessores de educação de adultospt_BR
dc.subjectProfessores - Estagiospt_BR
dc.subjectNarrativas pessoaispt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleDimensões pessoal e profissional na formação docente : a prática pedagógica na EJA no curso de pedagogiapt_BR
dc.typeTese Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples