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    Profissionalização docente na educação de jovens e adultos : desafios da formação e identidade profissional

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    R - D - ROSANE BORTOLINI.pdf (6.316Mb)
    Data
    2021
    Autor
    Bortolini, Rosane
    Metadata
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    Resumo
    Resumo: Tratar de formação de professores é uma preocupação constante de pesquisadores que atuam no campo da educação. Porém trata-la com ênfase na Educação de Jovens e Adultos (EJA) é ter a certeza de encontrar resultados refinados. É consenso no ambiente acadêmico que a qualidade da educação perpassa a formação de professores, sendo ela um dos mais importantes mecanismos para tal. O cotidiano da escola, especialmente escola de EJA, instiga à pesquisa. As relações estabelecidas no dia a dia, os avanços conquistados e os desafios que os professores enfrentam diariamente bem como a relevância social que esta escola tem na comunidade local motivam a proposta de investigação. A EJA é uma possibilidade não só de garantia de conferir ao ser humano educação formal, mas de reinseri-lo na vida social, resgatando os sujeitos menos favorecidos que compõem a grande maioria do seu público. O problema de pesquisa que norteou a investigação foi: Como ocorreu o processo de profissionalização e quais são os desafios da formação continuada e da identidade profissional dos docentes que atuam em um Centro Estadual de Educação Básica para Jovens e Adultos (CEEBJA) de Cantagalo - PR? Enquanto objetivo geral assumiu-se: Analisar os processos de profissionalização e a identidade profissional dos docentes que atuam no CEEBJA de Cantagalo - PR. Como objetivos específicos elencou-se: Descrever e caracterizar a Educação de Jovens e Adultos que acontece neste CEEBJA; Identificar o processo de profissionalização e a identidade profissional destes docentes; Investigar a formação continuada que acontece no CEEBJA de Cantagalo-PR; Averiguar as principais dificuldades que os docentes da EJA enfrentam em relação à formação continuada e no desenvolvimento profissional docente; Indicar pontos norteadores para a melhoria da formação continuada ofertada aos docentes que atuam no CEEBJA de Cantagalo - PR. Adotou-se como metodologia de pesquisa a abordagem qualitativa, do tipo exploratória de natureza interpretativa. Como instrumentos de coleta de dados utilizou-se o Relatório de Capacitação do Funcionário e o Questionário on-line. A análise dos dados foi realizada a partir da técnica de Análise de Conteúdo (AC) proposta por Bardin (2016). Identificou-se que os sujeitos investigados possuem formação inicial e especializações na área de atuação, sentemse realizados com o trabalho que desenvolvem, são felizes como seres humanos e essa felicidade pessoal e profissional tem relação com a profissão exercida na EJA. Constatou-se que os docentes preferem a realização de formações continuadas no modelo presencial, no formato de palestras, reuniões e oficinas; que 30% deles consideram não ter acesso a eventos de formação, 40% apontam oficinas como curso ao seu alcance e 20% deles relatam cursos on-line como os mais acessíveis. A forma adotada pelos docentes para autodesenvolver-se profissionalmente é a leitura e realização de Cursos externos. Quanto às dificuldades enfrentadas para a realização de formação e desenvolvimento profissional, sobressaíram-se: tempo para realização e a pouca oferta de formações ao alcance, falta de tempo, escassez de oferta de cursos, desmotivação e dificuldades financeiras. Público diferenciado, necessidade de trabalho e identificação com a modalidade foram os principais motivos que levaram os docentes à EJA.
     
    Abstract: Dealing with teacher training is a constant concern of researchers working in the field of education. However, treating it with an emphasis on Youth and Adult Education is to be sure of finding refined results. The daily life of the school, especially the Youth and Adult Education school, instigates the research. The relationships established on a daily basis, the advances achieved and the challenges that teachers face daily, as well as the social relevance that this school has in the local community, motivate the research proposal. The Youth and Adult Education is a possibility not only of guaranteeing formal education to human beings, but also of reinserting them in social life, rescuing the less favored individuals who make up the vast majority of its public. The research problem that guided the investigation was: How did the professionalization process occur and what are the challenges of continuing education and professional identity of teachers who work in a State Center for Basic Education for Youth and Adults in Cantagalo - PR? As a general objective, it was assumed: To analyze the professionalization processes and the professional identity of the teachers who work at the State Center for Basic Education for Youth and Adults in Cantagalo - PR. As specific objectives were listed: Describe and characterize the Youth and Adult Education that takes place in this State Center for Basic Education for Youth and Adults; Identify the professionalization process and the professional identity of these teachers; Investigate the continuing education that takes place at State Center for Basic Education for Youth and Adults in Cantagalo-PR; Investigate the main difficulties that Youth and Adult Education teachers face in relation to continuing education and professional teacher development; Indicate guiding points for the improvement of continuing education offered to teachers who work at State Center for Basic Education for Youth and Adults in Cantagalo - PR. The research methodology was the qualitative approach, of exploratory type of interpretative nature. As data collection instruments, the Employee Training Report and the online questionnaire were used. Data analysis was performed based on the Content Analysis (CA) technique proposed by Bardin (2016). It was identified that the investigated subjects have initial training and specializations in the area of expertise, feel fulfilled with the work they develop, are happy as human beings and this personal and professional happiness is related to the profession exercised in Youth and Adult Education. It was found that teachers prefer to carry out continuing training in the face-to-face model, in the form of lectures, meetings and workshops; that 30% of them consider not having access to training events, 40% indicate workshops as a course within their reach and 20% of them report online courses as the most accessible. The form adopted by teachers to develop themselves professionally is reading and taking external courses. As for the difficulties faced in carrying out training and professional development, the following stood out: time for completion and the limited offer of training within reach, lack of time, shortage of courses, lack of motivation and financial difficulties. Differentiated public, need for work and identification with the modality were the main reasons that led teachers to Youth and Adult Education.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/72130
    Collections
    • Dissertações [204]

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