Alfabetização e letramentos : condições de produção e noções de sujeito nos estudos da linguagem e ensino de ciências
Resumo
Resumo: Esta pesquisa se apoia no aparato teórico-metodológico da Análise de Discurso de linha francesa, tendo suas principais referências em Michel Pêcheux (1997) e Eni P. Orlandi (2011; 2012; 2015), e tem por objetivo analisar como se constitui o discurso sobre alfabetização e letramento no ensino de língua e no ensino de ciências. Busca-se a partir da história da instrução no Brasil resgatar algumas imagens que integram a memória sobre o sujeito que aprende a ler e a escrever. Esta memória é importante para o reconhecimento das condições de produção do discurso sobre o ensino de leitura e escrita, posteriormente denominado de alfabetização. A tese que se defende é de que as condições de produção do discurso sobre o ensino, assim como a noção de sujeito em cada uma dessas áreas, determinaram a forma como o discurso sobre a alfabetização e o letramento foram instaurados. Desse modo, foram analisados discursos que abordam determinados momentos históricos para o ensino desses componentes curriculares, a fim de identificar suas condições de produção e a noção de sujeito neles presente. Esses momentos foram delineados com base em autores da área de ensino de língua portuguesa, língua inglesa, e ensino de ciências. Buscou-se reconhecer como se instaura no discurso sobre ensino de língua e ensino de ciências as noções de alfabetização e letramento, compreendendo a trajetória de cada área para o estabelecimento de seus discursos. Foi possível identificar momentos em que houve aproximações e distanciamentos nos sentidos de alfabetização e letramento, assim como a disputa de poder que estabeleceu que o ensino de língua utilizasse de forma mais hegemônica o termo letramento, enquanto o ensino de ciências se mantém inscrito nas compreensões de alfabetização crítica. No discurso sobre o ensino de língua e o ensino de ciências, também foi possível reconhecer as diferentes noções de sujeito apresentadas em condições de produção específicas desses discursos, como o sujeito do período colonial, da república, da Escola Nova, dos movimentos que se instauraram a partir da década de 1950 com a alfabetização crítica freireana e os estudos da linguagem. Conclui-se que mais significativo que a palavra utilizada - alfabetização ou letramento - são as noções de língua, linguagem e sujeito que são determinantes para o desenvolvimento das propostas educacionais. Palavras-chave: Análise de discurso. Alfabetização. Letramento. Ensino de língua. Ensino de ciências. Abstract: This research is based on the theoretical-methodological apparatus of Discourse Analysis of the French line, having its main references in Michel Pêcheux (1997) and Eni P. Orlandi (2011; 2012; 2015), to analyze the discourses on literacy in the areas of language teaching and science teaching. It aims from the history of instruction in Brazil to rescue some images that precede the memory about the subject who learns to read and write. This memory is important for the recognition of the conditions of production of the discourse on the teaching of reading and writing, later called literacy. The thesis that is defended is that the conditions of production of the discourse on teaching as well as the notion of subject in each of these areas determined the way in which the discourse on literacy were established. In this way, speeches that address historical moments for the teaching of these curricular components were formed in order to identify their conditions of production and the notion of subject present in them. These moments were outlined based on authors in the area of teaching Portuguese, English, and science teaching. It aims to recognize how the notions of literacy are established in the discourse on language teaching and science teaching, understanding the trajectory of each area for the establishment of their speeches. It was possible to identify moments when there were closeness and distance in the meanings of literacy and literacy, as well as the power struggle that established that language teaching used the term literacy in a more hegemonic way, while science teaching remains inscribed in the understandings of critical literacy. In the discourse on language teaching and science teaching, it was also possible to recognize the different notions of subject presented in specific production conditions of these discourses, such as the subject of the colonial period, of the republic, of the Escola Nova, of the movements that were established from the 1950s with Freire's critical literacy and language studies. It is concluded that more significant than the word used - literacy- are the notions of language, language and subject that are determinant for the development of educational proposals. Keywords: Discourse analysis. Literacy. Language teaching. Science teaching.
Collections
- Teses [459]