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dc.contributor.authorArruda, Angela Cristina de, 1991-pt_BR
dc.contributor.otherCamas, Núria Pons Vilardell, 1960-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensinopt_BR
dc.date.accessioned2021-11-05T16:58:05Z
dc.date.available2021-11-05T16:58:05Z
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/72058
dc.descriptionOrientadora: Profa. Dra. Nuria Pons Vilardell Camaspt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino. Defesa : Curitiba, 27/05/2021pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 204-217pt_BR
dc.description.abstractResumo: Esta pesquisa teve o objetivo de analisar práticas educativas para a integração das Tecnologias Digitais (TD) na Pré-Escola, identificando como podem ser integradas nessa etapa da educação. A Aprendizagem Baseada por Projetos (ABP) apresentou-se, no decorrer do estudo, como uma possibilidade para a organização da prática educativa adequada à integração das TD na EI. Para tanto, definiram-se, com base em Fantin (2012; 2018), Fantin e Rivoltella (2010), Fantin e Muller (2017), Amante e Faria (2015), Amante (2007), Faria (2008), Forman (2016), Brito (2015; 2017), Brito e Dias (2016), nas Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil (BRASIL, 2009b) e na Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2017), Dimensões de análise que, referentes à integração das TD na EI, permearam os procedimentos metodológicos desta pesquisa. A partir das Dimensões de Análise, definiram-se os procedimentos metodológicos, os entes envolvidos e os instrumentos de coleta de dados. Realizou-se a análise das cinco Dimensões definidas em seis etapas: 1) Revisão Sistemática de Literatura; 2) Revisão de Literatura sobre a ABP e organização dos espaços; 3) Descrição do contexto da pesquisa empírica; 4) Elaboração das propostas de Prática Educativa Baseada em Projetos para a integração das TD na Pré-Escola; 5) Formação pedagógica para professoras que atuam com crianças da Pré-Escola com enfoque na proposta supracitada; 6) Análise e discussão dos dados, com a utilização do método de "triangulação". As ideias para a elaboração das Práticas Educativas advieram das revisões de literatura e das vivências e experiências da pesquisadora, bem como do contexto da pesquisa empírica, e resultaram em cinco Práticas Educativas Baseadas em Projeto para a integração das TD na Pré-Escola - Jogo Tapa Certo, Desenhe o seu Jogo, Investigando Fenômenos Naturais, Viaje e Brinque e Criando Narrativas - que se utilizaram da organização dos espaços em Cantos e em Cantos de Tecnologia Digital (CTD) para que as TD fossem utilizadas. Utilizou-se de Realidade Aumentada (RA), fotografia, jogos, e-books, projeções e aplicativos que possibilitassem a participação ativa, o uso da imaginação, a criação, as interações e brincadeiras pelas crianças. Na análise e discussão dos dados, identificou-se que a proposta de prática educativa pode promover diversas habilidades, conhecimentos e experiências educativas nas crianças, mostrando-se com muitas potencialidades. Também se identificou que as fragilidades da proposta estão relacionadas às dificuldades instrumentais e didático-pedagógicas das professoras, à necessidade de formações contínuas sobre o uso das TD e às fragilidades quanto às condições de infraestrutura (bons dispositivos, internet, etc.). Elaboraram-se as propostas de Práticas Educativas Baseadas em Projeto considerando temas de interesses das crianças pequenas, com a preocupação de possibilitar participação, pesquisa, exploração, interações e brincadeiras, sendo que a integração das TD se mostraram enriquecedoras das práticas que já são realizadas na EI. Igualmente, a organização dos espaços em Cantos e em CTD se apresentaram como possibilidades de integração das TD, haja vista que permitem o uso em pequenos grupos e diversidade de materiais os quais, por sua vez, são essenciais na EI. Palavras-chave: Tecnologias Digitais. Educação Infantil. Práticas Educativas. Aprendizagem Baseada em Projetos. Organização dos Espaços.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This research was focused on analyzing how Educational Practices (EP) to integration of Digital Technologies (DT) usage in Pre-School, verifying how these can be inserted at this school stage. The Project-based Learning (PBL) had showed itself throughout the research as a possibility of organization of a suitable educational practice toward integrating them into Child Education (CE). Thence, based on following Brazilian textbooks: Fantin (2012; 2018), Fantin e Rivoltella (2010), Fantin e Muller (2017), Amante e Faria (2015), Amante (2007), Faria (2008), Forman (2016), Brito (2015; 2017), Brito e Dias (2016), on National Curriculum Guidelines for Child Education (BRASIL, 2009) and Common National Curriculum Base (BRASIL, 2017), dimensions of analyses were defined which, referring to integration of DT into CE, permeated the methodological procedures of this research. From dimensions of analyses, it was possible to define the methodological procedures, the involved elements and collecting-data devices. All five dimensions were analyzed in six stages: 1) bibliographic systematic review; 2) bibliographic review about both PBL and organizations of child spaces; 3) description of empiric research context; 4) elaboration of proposals of Project-based Educational Practices to integration of DT in Pre-School; 5) pedagogical grades to teachers who lead children in Pre-School focusing on forecited proposals; 6) analyses and discussions of data with utilization of "triangulation" method. The ideas to elaborate the educational practices came from researcher's bibliographic reviews, livings and background, as well as from empiric research context. All these resulted in creation of five Project-based Educational Practices to integrate DT in Pre-School - Right Slap game, Depict Your Game, Checking Natural Phenomena game, Travel & Play and Creating Narratives - all of them regarding the uses of child spaces in both Corners and Digital Technologies Corners (DTC), in order to make use of DT. Some means were handled such as Augmented Reality (AR), photographs, games, e-books, projections and apps that allow active participation, use of imagination, creations, interactions and playings by children. Related to analyses and discussions of appointed data, it was showed that Educational Practices proposal can develop several skills, knowledges and educative experiences to children, beyond showing them many potentialities. Also it was identified that the weak points of the proposal are related to instrumental and didactic-pedagogical difficulties by teachers, continuing education needings about DT usages and infrastructure condition fragilities (necessity of good devices, access to internet, etc.). The Project-based Educational Practices proposals were elaborated from themes of small children's interests, concerning possibilities of participation, researches, exploitations, interactions and playings by them. The integration of DT's proved itself enriching on practices that are already applied to CE. Similarly, the organization of children's spaces in Corners and DTC were presented as ways of integration of DT's, perceiving that they allow the usage by small groups and a variety of materials which are, by their turn, essential to Child Education. Keywords: Digital Technologies. Child Education. Educational Practices. Projectbased Learning. Organization of Spaces.pt_BR
dc.format.extent1 arquivo (427 p.) : il.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectProfessores - Formação - Tecnologia da informaçãopt_BR
dc.subjectEnsino - Jogos educativospt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titlePráticas educativas baseadas em projeto para a integração de tecnologias digitais na Educação Infantilpt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


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