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dc.contributor.authorFerreira, Lorene, 1978-pt_BR
dc.contributor.otherGuérios, Ettiène Cordeiro, 1952-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensinopt_BR
dc.date.accessioned2021-09-30T17:57:43Z
dc.date.available2021-09-30T17:57:43Z
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/71955
dc.descriptionOrientadora: Profa. Dra. Ettiène Cordeiro Guériospt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino. Defesa : Curitiba, 27/05/2021pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 97-99pt_BR
dc.description.abstractResumo: Esta pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso, investigou ocorrências que permeiam a prática docente em matemática de uma professora com uma turma de seis estudantes com Deficiência Intelectual (DI), nos níveis leve, moderado e grave. O objetivo foi analisar relações que ocorrem entre a professora e seus estudantes na sua turma, que abrange os Anos Iniciais do Ensino Fundamental, pertencente a uma Escola Especializada. Os procedimentos e instrumentos para produção dos dados foram observação da prática docente da professora e entrevista, ambas por meio de um roteiro semi estruturado. Foram considerados os seguintes documentos oficiais para ancorar o processo de produção e análise de dados: Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola, as Diretrizes Curriculares do estado do Paraná e o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais-DSM-5, este último, para compreensão da deficiência em seus diferentes níveis. O aporte teórico transitou pela complexidade na perspectiva de Edgar Morin, com o intuito de compreender os meandros das relações de uma professora com sua turma de estudantes com DI. Adotou-se os sete saberes para a educação propostos por Edgar Morin como categorias de análise para a empiria obtida. Os resultados acenam com indicativos para a formação de professores e de outros profissionais envolvidos com a educação inclusiva tais como: ultrapassar a hiperespecialização compreendendo o estudante com DI em sua multidimensionalidade; ter como objetivo pedagógico para o ensino da matemática escolar o desenvolvimento de raciocínio lógico que possibilite vivência integradora na sociedade; articular o conhecimento escolar com as diferentes dimensões da existência humana, reconhecendo tratar-se de uma necessidade intelectual e, sobremaneira, vital; considerar a condição humana como pressuposto da ação docente visto que, como afirma Morin, conhecer o humano é situá-lo no universo e não separá-lo; tecer uma trama que situe estudantes com DI professores e sociedade em um contexto pertinente, de modo a construir uma tessitura de experiências que tenha na complexidade o sentido máximo do que é tecido junto. Palavras-chave: Deficiência Intelectual. Complexidade. Ação Docente. Formação de professores. Cognição e desenvolvimento humano.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This qualitative research, of the case study type, investigated occurrences that permeate the teaching practice in mathematics of a teacher with a class of six students with Intellectual Disabilities (ID) at the mild, moderate, and severe levels. The objective was to analyze the relationships that occur between the teacher and her students in her class, which covers the Early Years of Elementary School of a Specialized School. The procedures and instruments for data production were the observation of the teacher's teaching practice and interview, both through a semistructured script. The following official documents were considered to anchor the data production and analysis process: the school's Political Pedagogical Project (PPP), the Curriculum Guidelines of the state of Paraná, and the Diagnostic and Statistical Manuals of Mental Disorders - DSM-5, the latter, for understanding disability at its different levels. The theoretical basis gave support on complexity in the perspective of Edgar Morin, intending to understand the relationship between a teacher and her class of students with ID. The seven knowledge for education proposed by Edgar Morin were adopted as categories of analysis for the empiricism obtained. The results indicate for the training of teachers and other professionals involved in inclusive education, such as: overcoming hyperspecialization by understanding the student with ID in its multidimensionality; having as a pedagogical objective for the teaching of school mathematics the development of logical reasoning that enables an integrative experience in society; articulating school knowledge with the different dimensions of human existence, recognizing that this is an intellectual and, above all, vital need; considering the human condition as a presupposition of the teaching action since, as Morin affirms, knowing the human is to place him in the universe and not to separate him; placing students with ID, professors, and society in a relevant context, in order to build a structure of experiences that has in complexity the maximum sense of what is built together. Keywords: Intellectual Disability. Complexity. Teaching Action. Teacher training. Cognition and Human Development.pt_BR
dc.format.extent1 arquivo (99 p.).pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectProfessores de educação especialpt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectDeficiência Intelectualpt_BR
dc.subjectPrática docentept_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleRelações de uma professora com seus estudantes com deficiência intelectual : permitindo o novo brotar na prática docente em matemáticapt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


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