Mostrar registro simples

dc.contributor.authorBarszcz, Milaine Alves, 1981-pt_BR
dc.contributor.otherCunha, Claudia Madruga, 1963-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensinopt_BR
dc.date.accessioned2021-09-27T18:36:59Z
dc.date.available2021-09-27T18:36:59Z
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/71831
dc.descriptionOrientadora: Prof.ª Dr.ª Cláudia Madruga Cunhapt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino. Defesa : Curitiba, 03/03/2021pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 82-88pt_BR
dc.description.abstractResumo: Os Direitos Humanos são garantias das vidas mínimas, das situações de vidas ignoradas, das condições de vidas que faltam. Como uma construção histórica, os Direitos Humanos podem ser interpretados por diferentes vias, pela via jurídica, posta pelas normas, interpretadas como dispositivo de controle; pela via do conflito, interpretado pelas lutas sociais; sob o olhar militante, pelo olhar pacifista e pelo olhar fascista. Também podem ser interpretados no processo da Educação em Direitos Humanos pela via dos professores que, através de atividades pedagógicas, forjam a efetivação de um discurso e de uma prática desse processo. Através da análise cartográfica (KASTRUP, PASSOS, 2013), problematizo como a Educação em Direitos Humanos - na tendência de deixar de ser apenas linguagem universal ou discurso - tem sido interpretada nos planos de alguns professores que atuam numa determinada escola municipal de Curitiba. Trago, na análise sobre a Educação em Direitos Humanos, um diálogo com a filosofia da diferença (DELEUZE; GUATTARI, 1995, 2014), o estudo é cartografado em três movimentos: movimento de territorialização, que situa os processos de institucionalização das relações entre a Educação e os Direitos Humanos; de desterritorialização, que recorta da filosofia da diferença alguns conceitos para fins de fundar a análise, como é o caso da literatura menor (DELEUZE; GUATTARI, 2014) e Educação Menor (GALLO, 2003, 2008; GALLO; FIGUEIREDO, 2015); para, no último movimento, de reterritorialização, apresentar a análise dos planos de ação realizados numa escola municipal de Curitiba, entre os anos de 2017 e 2019, com o objetivo de refletir sobre os modos como os profissionais da educação básica têm recebido a necessidade de adequarem-se em termos teórico-metodológicos para operar na educação básica com e para a Educação em Direitos Humanos. Reconhecendo a fragilidade desse processo educativo, optei por uma análise que potencializasse a ação docente, olhei pelo prisma da biopotência as intenções dos professores, ressignificando a diferença e a multiplicidade que compõem o território da escola.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: Human Rights are guarantees of minimal lives, ignored life situations, missing living conditions. As a historical construction, human rights can be interpreted in different ways, in the legal way established by the rules and interpreted as a control device; through the conflict interpreted by social struggles; under the militant gaze, the pacifist gaze and the fascist gaze. They can also be interpreted in the Human Rights Education process through teachers who, through pedagogical activities, forge the realization of a discourse and practice of this process. Through cartographic analysis (KASTRUP, PASSOS, 2013), I problematize how Education in Human Rights - in the tendency to stop being just universal language or discourse - has been interpreted in the plans of some teachers who work in a certain municipal school in Curitiba. In this analysis of Human Rights Education, I bring a dialogue with the philosophy of difference (DELEUZE; GUATTARI; 1995, 2014), this study is mapped in three movements: territorialization, which situates the institutionalization processes of the relations between education and Human Rights; of deterritorialization that comes from the philosophy of difference, some concepts that are used for the purpose of founding the analysis, as is the case of minor literature (DELEUZE; GUATTARI, 2014) and minor education (GALLO, 2003, 2008; GALLO; FIGUEIREDO, 2015); to, in the last movement, of reterritorialization, present the analysis of the action plans carried out in a municipal school in Curitiba, between the years 2017 and 2019, with the objective of reflecting on the ways in which basic education professionals have received the need to adapt themselves in theoretical and methodological terms for the purpose of operating in basic education with and for Education in Human Rights. Recognizing the fragility of this educational process, I opted for an analysis that potentiated the teaching action, I looked through the prism of the biopower to the teachers' intentions, resignifying the difference and the multiplicity that make up the school's territory.pt_BR
dc.format.extent1 arquivo (116 p.) : il.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectDireitos humanospt_BR
dc.subjectEducação e Estadopt_BR
dc.subjectEducação básicapt_BR
dc.subjectDocênciapt_BR
dc.subjectEducação - Metodologiapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleEducação em direitos humanos : pensar uma educação menor no contexto de uma escola municipal de Curitibapt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples