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dc.contributor.authorCastanheiro, Fernanda Christina da Silva, 1976-pt_BR
dc.contributor.otherVaz, Adriana, 1975-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensinopt_BR
dc.date.accessioned2021-09-27T19:13:55Z
dc.date.available2021-09-27T19:13:55Z
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/71823
dc.descriptionOrientadora: Prof.ª Dr.ª Adriana Vazpt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino. Defesa : Curitiba, 25/02/2021pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p.189-197pt_BR
dc.description.abstractResumo: A presente pesquisa teve como objeto de análise os relatos produzidos por estudantes de 4º e 5º anos entre 8 e 10 anos do ensino fundamental de uma escola municipal em Curitiba/PR, após uma intervenção pedagógica realizada com a aplicação de sequências didáticas, desenvolvidos em quatro encontros, tendo livros de literatura infantil afro-brasileira como disparadores das atividades propostas. Foi utilizado como aporte teórico a teoria do efeito estético a partir de Wolfgang Iser (1996, 1999)) e Maria Antonieta J. de Oliveira Borba (2003) com o intuito de compreender os sentidos e interpretações despertados pela leitura e as representações que os participantes da pesquisa comunicam sobre o racismo, preconceito e discriminação racial, e assim elucidar questões que permeiam o seu cotidiano escolar. Dentre os autores e autoras que abordam sobre literatura infantil destaca-se as contribuições de Eliane Santana Debus (2017), e Debora Cristina de Araujo (2018,2016), e igualmente para tratar sobre a educação racial e seu ensino utilizou-se de Eliane dos Santos Cavalleiro (2000), Nilma Lino Gomes (2003, 2006, 2019). Verificou-se que os efeitos produzidos pelo trabalho com os livros de literatura escolhidos, Chico Rei de Renato Lima (2014) e Cada um com seu jeito, cada jeito é de um! de Lucimar Rosa Dias (2012), repercutiram em um acesso aos estudantes daquilo que entendem como realidade, manifestado por meio de relatos e imagens correlacionadas a respeito da temática racial. Em síntese os resultados observados no estudo do material produzido que foram implementados pelas professoras durante suas aulas, revelaram um estímulo a posturas de criticidade e rigor reflexivo da realidade ao denotarem sentido na compreensão das estruturas de operação do racismo, sobretudo no ambiente escolar, e ao demonstrarem motivação em movimentos de contraponto a essa realidade. Embora, nota-se que uma parcela dos estudantes não tem compreensão clara entre a diferença de racismo e bullying, e a representação da população negra comunicada pelas imagens mostram um padrão universal, em seu aspecto idealizado.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The present research had as object of analysis the reports produced by students of 4º and 5º years between 8 and 10 years of elementary school of a municipal school in Curitiba / PR, after a pedagogical intervention carried through with the application of didactic sequences, developed in four meetings, with Afro- Brazilian children's literature books as triggers of the proposed activities. The theory of the aesthetic effect was used as a theoretical contribution from Wolfgang Iser (1996, 1999)) and Maria Antonieta J. de Oliveira Borba (2003) in order to understand the senses and interpretations aroused by reading and the representations that the participants of the research communicate about racism, prejudice and racial discrimination, and thus elucidate issues that permeate their school routine. Eliane Santana Debus (2017), and Debora Cristina de Araujo (2018,2016) stand out among the authors dealing with racial education and their teaching, using Eliane dos Santos Cavalleiro (2000), Nilma Lino Gomes (2003, 2006, 2019). It was found that the effects produced by the work with the chosen literature books, Chico Rei by Renato Lima (2014) and Each one in their own way, each way is one! by Lucimar Rosa Dias (2012), reflected in students' access to what they understand as reality, manifested through reports and correlated images about racial issues. In summary, the results observed in the study of the material produced that were implemented by the teachers during their classes, revealed a stimulus to critical and reflective rigor in reality, showing meaning in the understanding of the operating structures of racism, especially in the school environment, and in demonstrate motivation in counterpoint movements to this reality. Although, it is noted that a portion of the students do not have a clear understanding between the difference between racism and bullying, and the representation of the black population communicated by the images shows a universal pattern, in its idealized aspect.pt_BR
dc.format.extent1 arquivo (250 p.) : il. (algumas color.).pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectLiteratura - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectCultura afro-brasileirapt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectRelações étnico-raciaispt_BR
dc.subjectLiteratura infantojuvenilpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleLiteratura infantil afro-brasileira : sentidos produzidos pelas crianças leitoras no ensino fundamentalpt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


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